Por Dendry Rios | 20 julho, 2023 - 14:25
Quem acompanha as inovações disponíveis para o mundo corporativo deve estar percebendo que a gestão pública pegou carona nesse expediente e em muitos casos tem até se destacado diante das empresas.
São projetos e mais projetos que podem ser implantados tanto nas empresas como nos órgãos públicos e tudo isso é uma das melhores oportunidades de envolver os colaboradores.
Sim, colaboradores, já que a palavra “funcionário” ficou defasada nos ambientes de trabalho modernos e desenvolvidos. Quem explica os detalhes dessa transformação para os leitores de O Sul-Mato-Grossense e como os gestores públicos podem proceder é o empreendedor e especialista em Recursos Humanos, Dendry Rios.
Com ampla experiência na liderança classista e forte atuação no mundo do associativismo, ele reforça que as melhores oportunidades acabaram surgindo na gestão pública.
“Acompanhamos durante anos as empresas implantado estratégias de inovação e vendas, projetos para os colaboradores e foco na tão sonhada gestão eficiente. É tanta inovação que esse gosto pela excelência chegou com força aos órgãos públicos atraindo governos, prefeituras, legislativos, órgãos fiscalizadores, entre muitos outros”, explica Rios.
Ao destacar exemplos em Mato Grosso do Sul, Dendry cita cases de sucesso que podem servir de exemplo para gestores que realmente querem fazer a diferença. “Vemos hoje, em 2023, uma gestão do governo estadual buscando a excelência na realização e acompanhamento de contratos públicos, com um time de profissionais que investe diariamente no cumprimento de todos os requisitos da legislação vigente. E o principal: dão publicidade aos trabalhos, fato é que basta acompanhar as redes sociais e demais canais de comunicação das secretarias estaduais e seus gestores diretos. Outro caso que vem chamando a atenção é o expediente adotado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos do Estado, a AGEMS. Veja a agenda de trabalho de quem gere aquele órgão, repleta de ações paralelas as atividades finalísticas. O órgão segue fazendo o seu principal papel mas se envolve em projetos que unem colaboradores e a sociedade em geral. Quem sabia até esses dias o que é e o que faz uma agência de regulação? É realmente algo para refletir como é possível aproximar o serviço público de excelência da população. Afinal, são as pessoas que precisam dos serviços e um detalhe: é o cidadão que paga a conta”, explica.
Dendry conta que na Prefeitura de Campo Grande, por exemplo, mais precisamente na Secretaria Municipal de Saúde, teve um episódio de envolvimento dos colaboradores para melhorar os atendimentos e ampliar os resultados de tratamento. “Uma união de esforços tempos atrás implantou um serviço estratégico que era o Serviço de Farmácia Clínica no SUS, revolucionando o atendimento da equipe multiprofissional. Os farmacêuticos realizavam consultas farmacêuticas para que o paciente tenha mais êxito no tratamento que envolve medicamentos. Foi um trabalho de todos que atuavam na unidade de saúde e isso só foi possível graças a dedicação de muita gente, do profissional ao gestor”, detalha o gestor de RH lembrando que é possível fazer a diferença em todas as áreas, inclusive na saúde.
Nas prefeituras do interior, o Sebrae tem levado uma oportunidade para o desenvolvimento local, por meio do projeto Cidades Empreendedoras. De acordo com Dendry Rios, é uma forma de transformar o município e fortalecer os empreendedores e também a gestão pública. “Veja que excelente ideia de projeto, que une o empreendedor ao gestor público para que prosperem. Quanto mais desenvolvimento dos negócios nas cidades, temos mais geração de emprego, renda e também de impostos, tornando o município competitivo para atrair novas empresas. É uma cadeia produtiva que precisa ser prioridade dentro da gestão municipal”, explica.
As associações comerciais e empresariais também têm se destacado. “Hoje vemos o quanto as entidades de classe se aproximaram não só das empresas, mas da gestão pública. Em Dourados, por exemplo, a Associação Comercial, conhecida como ACED, tem uma ampla agenda de eventos que envolve do empresário ao gestor público, principalmente um programa que se chama “Despertar Para o Trabalho” que garante conhecimento técnico para qualquer um se destacar no ambiente de trabalho. Ou seja, basta participar, aprender e crescer”, diz Rios.
Para concluir esta temática, o especialista em RH, Dendry Rios explica que por mais que o mundo esteja moderno, desenvolvido, inovador e totalmente tecnológico, tudo ainda começa com as pessoas. “A transformação de prefeituras, câmaras municipais, governo e demais órgãos públicos deve começar com as pessoas. São elas que vão implantar todas as ferramentas de modernização e desenvolvimento. Um grande erro, que é comum hoje em dia, é o gestor trazer de tudo de mais moderno para a sua cidade e seu expediente sem planejar a atuação dos colaboradores que trabalham naquele órgão. Quantas vezes vemos um agente público saber de todos os detalhes do local onde trabalha? Quantas vezes ele fez um marketing positivo do serviço público? Quantas vezes o colaborador (servidor público) formatou ou apresentou algum projeto que transformasse a gestão pública mais eficiente para o bem do cidadão? E olha que o cidadão neste caso somos nós, inclusive os familiares e amigos deste mesmo agente público”.
Dendry finaliza com dicas estratégicas para prefeitos, secretários municipais e chefes de equipes. Segundo ele, em Mato Grosso do Sul tem um evento sensacional que trata do reconhecimento de boas práticas da gestão pública.
“Olhe com mais atenção e propriedade para a equipe. Organize atividades simples que implantem o relacionamento entre eles, os setores e com demais órgãos da administração pública. É possível fazer diversos projetos sem grandes investimentos. Convidem as entidades de classe para auxiliar na realização das atividades com os colaboradores. Troquem a expressão “funcionário público” por “equipe empreendedora” e iniciem o envolvimento de cada um deles na agenda de trabalho, do estagiário ao chefe. É possível transformar pessoas comuns em colaboradores empreendedores. Gestor que ficar preocupado apenas com os detalhes políticos e nessa via entre chefe com chefe, político com político, e apenas cumprindo ofício para órgãos fiscalizadores, verá que o mandato do prefeito passará rapidamente sem ter feito nada. E aí fica a pergunta: a marca da sua gestão será política pública profissional ou politicagem? O segredo é trabalhar em equipe implantando a gestão compartilhada”, finaliza Rios conclamando todos os gestores públicos para implantarem programas de educação empreendedora dentro do serviço público.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções