Por Viviane Freitas | 6 maio, 2021 - 15:55
Não é surpresa ver notícias sobre a presença do saurê em locais inusitados de Campo Grande, como loja de bebidas, na máquina de lavar roupas ou na Câmara de Vereadores da Capital, pois ele é habituada em áreas residenciais, mas não podemos esquecer que seu habitat natural é a floresta.
Apesar de ser um animal de hábitos noturnos e ter as matas como o s habitat natural, os gambás são extremamente adaptados às cidades. Durante a noite é o período em que eles saem dos ninhos para se alimentar, mas nada impede que eles apareçam também durante o dia.
Conheça um pouco sobre esse animal:
Origem do nome gambá
O nome gambá tem origem na língua tupi-guarani. Assim, “guaambá” significa “mama oca”. Sendo uma referência à bolsa ventral (marsúpio) onde ficam as mamas e os filhotes vivem durante o primeiro período de desenvolvimento.
Onde é encontrado
O saruê pode ser encontrado pela América do Sul, na Argentina, na Bolívia, na Venezuela, no Uruguai, nas Guianas, no Paraguai e no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, é mais comum toparmos com o gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) e o gambá-comum (Didelphis marsupialis).
Alimentação
O animal, têm hábitos alimentares bem amplos, por isso são onívoros. Dessa forma, eles se alimentam de frutas, cereais, pássaros, anfíbios, invertebrados, pequenos mamíferos, cobras e lagartos. Contudo, os alimentos mais perto e ao alcance do gambá em Mato Grosso do Sul são as frutas.
Porém, se estiver dando bobeira, ele também não dispensa lixo na sua dieta.
Por se encontrar em áreas urbanas e conviver tão próximo ao seu humano, os gambás sofrem atropelamentos e ataques pessoas que o desconhecem.
22 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções