Por Viviane Freitas | 23 maio, 2021 - 11:30
Enquanto Mato Grosso do Sul tem quase 25% da população imunizada com a primeira dose, ou seja, um a cada quatro sul-mato-grossenses recebem ao menos a primeira dose da vacina, a fronteira com com o Paraguai e Bolívia, não chegam a 10% de vacinados. Conforme dados da plataforma Our World in Data da Universidade de Oxford, atualizada com informações oficiais dos governos, o Paraguai tem apenas 2,9% da população vacinada com a primeira dose. Informações do site do Ministério da Saúde do Paraguai apontam que foram 238.413 doses aplicadas.
Nesta semana, o diretor da região sanitária de Amambay Nelson Collar pediu que as pessoas que vivem na região de Pedro Juan Caballero não busquem se vacinar no Brasil. Ele justificou o comentário como patriotismo. “Sou um verdadeiro fanático paraguaio, por isso sempre incito meus compatriotas a terem um pouco de patriotismo e saber como agir em determinada situação”, noticiou o ABC Collor.
Vale lembrar que os paraguaios não podem vir para Mato Grosso do Sul vacinar, mas os chamados ‘brasiguaios’ podem acabar conseguindo se imunizar. Mesmo assim, o diretor da região discordou. “Do ponto de vista nacionalista como sou, não concordo”.
Com relação à Bolívia, a situação é um pouco melhor. Conforme divulgado pelo governo boliviano, até quinta (20) já foram aplicadas 1,3 milhão de doses de vacina contra o coronavírus, sendo 1 milhão em primeira dose e 296 mil em segunda dose. Dados da plataforma Our World in Data apontam que a Bolívia tem 7,8% da população vacinada com pelo menos a primeira dose.
22 novembro, 2024
22 novembro, 2024
22 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções