Por Viviane Freitas | 14 maio, 2021 - 12:25
Famosos e queridos por todos os douradenses, a dupla Cosme e Damião são os gêmeos mais famosos da cidade. Popularmente conhecido como Faísca e Fumaça, Cosme da Silva Rodrigues e Damião da Silva Rodrigues, há 58 anos confundem a todos por se vestirem igual.
Se você acha que o nome dos gêmeos remete a história que os santos católicos Cosme e Damião, os médicos que também eram irmãos gêmeos e andavam sempre juntos, atendendo a população sem cobrar nada, você quase acertou.
Faísca e Fumaça também andam sempre juntos, aliás, muito juntos. O apelido inclusive ganharam na década de 80 por conta dos dois andarem “engarupados” em uma motoneta do tipo Garelli, marca e modelo que não existe mais exceto as poucas unidades que “sobreviveram” à chegada dos modelos mais modernos.
Mas, diferente de Cosme e Damião, que eram médicos, a dupla douradense nunca pisaram em um hospital. Quando ficam com algum sinal de doença, tomam um banho de rio e tudo bem. Não bebem nem fumam. Trabalham como pedreiros e no exercício da profissão não arredam pé de uma condição: a empreitada tem que incluir os dois.
A dupla acompanhou todo o crescimento da cidade e especialmente a urbanização das fazendas existentes onde hoje é o Jardim Itália e o Jardim Clímax.
De bem com a vida, sem nunca terem tido desavenças e unidos desde o berço, Faísca e Fumaça, se fossem edificações, deveriam ser tombados como patrimônio histórico da cidade, é o que a população diz.
Pessoas que são, merecem o reconhecimento e o aplauso pela simplicidade e pela trajetória de vida, percorrida em grande parte com as “magrelas” com as quais transitam, sempre juntos, pelas ruas e avenidas de Dourados.
22 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções