Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Há 9 anos Júnior do Passeando ‘humoriza’ Campo Grande e faz sucesso nas redes sociais - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Colunas

Há 9 anos Júnior do Passeando ‘humoriza’ Campo Grande e faz sucesso nas redes sociais

A página Passeando em Campo Grande faz sucesso nas redes sociais por meio de humor, crítica, indicações e utilidade pública

Por Viviane Freitas | 27 agosto, 2021 - 14:33

Há 9 anos um jovem de 36 anos ‘humoriza’  Campo Grande, desde que decidiu transformar uma página de humor sobre futebol em uma página de humor sobre a cidade morena. A página Passeando em Campo Grandese tornou um fenômeno na internet expondo de forma humorada publicações sobre críticas, utilidade pública e preconceitos, sobretudo, em relação a bairros da periferia da cidade. Se você não conhece o PCG, precisa urgentemente rever seu conceito de campo-grandense e verificar se está usando a internet corretamente pois o rosto de troll está espalhado por toda a cidade e faz muito sucesso nas redes sociais.

A página iniciou no Facebook como Troll Futebol Clube, que tinha objetivo adquirir parcerias comerciais com humor ácido sobre o cotidiano esportivo. “Eu relacionava os times com os bairros o que acabou gerando muita piada ácida que eu trouxe da antiga página. Por exemplo, eu pensava: A torcida do Santos é antiga, qual o bairro da cidade tem mais pessoas antigas? Planalto! Pronto, muitas ideias”, explica.

Porém, alguns anos depois o objetivo acabou se transformando e foi em 2012 que mudou o nome para PCG – Passeando em Campo Grande, em época de eleição. “‘Eu achava muita coisa bizarra dos candidatos. A primeira intenção foi humorizar a política”, revelou o criador e administrador da página, conhecido como Júnior do Passeando.

Página faz piadas com bairros e moradores da Capital

Passado o período, ele decidiu partir para outros “alvos”, como se refere aos temas dos memes. “Migramos para piadas sobre as ‘características ‘ dos moradores e dos bairros da Capital”, conta.

PCG teve o conceito e o objetivo transformado, mas herdou o logo da antiga página de futebol, o meme troll, que anos depois ganhou vida e acabou se transformado em um personagem. Com máscara de troll, Júnior encontrou a possibilidade de continuar a ‘zueira’ sem revelar sua identidade. Na época porque trabalhava em outra área e não podia misturar sua profissão, motivo esse que não existe mais, porém até hoje não há quem consiga descobrir o rosto por trás dela. E a curiosidade só aumenta.

Mas, como surgiu toda essa mudança? Bom, júnior explica ao OSM que a iniciativa da transformação da página surgiu quando percebeu que o próprio campo-grandense não defendia a cidade. “Eu sempre fui apaixonado pela nossa cidade, mas quando surgiu a guerra de meme entre Campo Grande e Cuiabá, percebi que os campo-grandenses não se defendiam. Então desde então tento mudar essa realidade”, comenta.

Júnior rejeita o estigma de que o campo-grandense é arredio e diz que o povo daqui é bem humorado sim. Embora muito criticado pelas postagens, o administrador conta que demorou, mas agora os seguidores entendem o propósito da página.

“O caminho não foi fácil e até os seguidores entenderem o principal objetivo entramos em muitas polêmicas. Mas eu julgo que a página é a voz do campo-grandense, então gosto de ver as ideias de todos”, comenta.

Logo a fama fez com que o perfil migrasse para o Instagram, onde já chegou a ter mais de 100 mil seguidores, milhares de visualizações e mais de 6 milhões de impressões semanais. E foi de máscara e com muito amor pela cidade que Júnior trabalhou muito nos últimos anos a reputação dos campo-grandenses e agora não há quem não veja um meme, tire uma foto de uma capivara ou um pôr do sol que não marque a página.

Durante os últimos anos, Júnior fez muitos memes em formato de imagem, vídeos e até paródias. Teve até uma época em que as lives estavam no ‘auge’ da internet e ele foi às ruas com o quadro #RuaPCG. Publicado também em seu canal no youtube.

Foram essas iniciativas que o levou a participou diversas vezes do programa Balanço Geral da emissora Record MS. “Sempre que lançava uma paródia eu apresentava no programa e o pessoal curtia. Muitos ficavam conectados ao vivo e bombava”, disse.

Esses trabalhos o levaram a participar em 2019 em um quadro de notícias no quadro Shake Mix da rádio Mega 94 Fm. Em 2020 a apresentar um quadro no programa Balanço Geral (interrompido por conta da pandemia). Em 2021, participar do reality culinário ‘Sabor à prova’ na mesma emissora. E hoje, a fazer a alegria dos campo-grandenses no Café com Blink da rádio Blink 102.

Na área da influência digital, Júnior também faz sucesso e muitas pessoas são fiéis as suas indicações. Mas quando se diz respeito em ser um influenciador ele é cauteloso. “É maravilhoso poder entrar na casa dos outros com as indicações, mas carregamos um grande peso com isso também. O mesmo peso que eu tenho para abrir um sorriso, posso ser um gatilho para também não ser. Então, procuro sempre ser bem maleável quando apareço”, conta.

Sua maior conquista é transformar os moradores da cidade em fiéis campo-grandenses. Daqueles que amam e defendem seu espaço, que admiram sua flora, seu cartão postal, o seu pôr do sol e  tudo que ela oferece de bom. Mas ele conta que sempre há algo para mudar. “A tecla que estou batendo no momento é sobre o Bom dia. O campo-grandense tem fama de não dar ‘bom dia’ e aos poucos vamos mudar isso”, promete.

E se você acha que toda a experiência que Júnior adquiriu nos últimos anos serão guardados contigo está bem enganado. “Toda vez que tenho a possibilidade de mostrar os meus erros e acertos eu abro, sem problema. Se alguém me perguntar, com certeza vou falar tudo que eu sei. É um mundo que se abriu para mim e não tem por que morrer comigo. O sol nasce para todos”, finaliza.

Depois de três anos desde a última vez que teve sua página teve sua última punição, no dia 16 de junho de 2021 a página que estava com mais de 100 mil seguidores foi suspensa novamente, sem previsão de volta.  O motivo foi um meme publicado que mostra uma imagem de vários japoneses e propõe o desafio do leitor diferenciar um do outro.

Mas o influencer não perdeu tempo e continua com os memes em sua página particular o @jrdopasseando com 27 mil seguidores.

 

 

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções