Por Viviane Freitas | 27 agosto, 2021 - 14:33
Há 9 anos um jovem de 36 anos ‘humoriza’ Campo Grande, desde que decidiu transformar uma página de humor sobre futebol em uma página de humor sobre a cidade morena. A página ‘Passeando em Campo Grande’ se tornou um fenômeno na internet expondo de forma humorada publicações sobre críticas, utilidade pública e preconceitos, sobretudo, em relação a bairros da periferia da cidade. Se você não conhece o PCG, precisa urgentemente rever seu conceito de campo-grandense e verificar se está usando a internet corretamente pois o rosto de troll está espalhado por toda a cidade e faz muito sucesso nas redes sociais.
A página iniciou no Facebook como Troll Futebol Clube, que tinha objetivo adquirir parcerias comerciais com humor ácido sobre o cotidiano esportivo. “Eu relacionava os times com os bairros o que acabou gerando muita piada ácida que eu trouxe da antiga página. Por exemplo, eu pensava: A torcida do Santos é antiga, qual o bairro da cidade tem mais pessoas antigas? Planalto! Pronto, muitas ideias”, explica.
Porém, alguns anos depois o objetivo acabou se transformando e foi em 2012 que mudou o nome para PCG – Passeando em Campo Grande, em época de eleição. “‘Eu achava muita coisa bizarra dos candidatos. A primeira intenção foi humorizar a política”, revelou o criador e administrador da página, conhecido como Júnior do Passeando.
Passado o período, ele decidiu partir para outros “alvos”, como se refere aos temas dos memes. “Migramos para piadas sobre as ‘características ‘ dos moradores e dos bairros da Capital”, conta.
PCG teve o conceito e o objetivo transformado, mas herdou o logo da antiga página de futebol, o meme troll, que anos depois ganhou vida e acabou se transformado em um personagem. Com máscara de troll, Júnior encontrou a possibilidade de continuar a ‘zueira’ sem revelar sua identidade. Na época porque trabalhava em outra área e não podia misturar sua profissão, motivo esse que não existe mais, porém até hoje não há quem consiga descobrir o rosto por trás dela. E a curiosidade só aumenta.
Mas, como surgiu toda essa mudança? Bom, júnior explica ao OSM que a iniciativa da transformação da página surgiu quando percebeu que o próprio campo-grandense não defendia a cidade. “Eu sempre fui apaixonado pela nossa cidade, mas quando surgiu a guerra de meme entre Campo Grande e Cuiabá, percebi que os campo-grandenses não se defendiam. Então desde então tento mudar essa realidade”, comenta.
Júnior rejeita o estigma de que o campo-grandense é arredio e diz que o povo daqui é bem humorado sim. Embora muito criticado pelas postagens, o administrador conta que demorou, mas agora os seguidores entendem o propósito da página.
“O caminho não foi fácil e até os seguidores entenderem o principal objetivo entramos em muitas polêmicas. Mas eu julgo que a página é a voz do campo-grandense, então gosto de ver as ideias de todos”, comenta.
Logo a fama fez com que o perfil migrasse para o Instagram, onde já chegou a ter mais de 100 mil seguidores, milhares de visualizações e mais de 6 milhões de impressões semanais. E foi de máscara e com muito amor pela cidade que Júnior trabalhou muito nos últimos anos a reputação dos campo-grandenses e agora não há quem não veja um meme, tire uma foto de uma capivara ou um pôr do sol que não marque a página.
Durante os últimos anos, Júnior fez muitos memes em formato de imagem, vídeos e até paródias. Teve até uma época em que as lives estavam no ‘auge’ da internet e ele foi às ruas com o quadro #RuaPCG. Publicado também em seu canal no youtube.
Foram essas iniciativas que o levou a participou diversas vezes do programa Balanço Geral da emissora Record MS. “Sempre que lançava uma paródia eu apresentava no programa e o pessoal curtia. Muitos ficavam conectados ao vivo e bombava”, disse.
Esses trabalhos o levaram a participar em 2019 em um quadro de notícias no quadro Shake Mix da rádio Mega 94 Fm. Em 2020 a apresentar um quadro no programa Balanço Geral (interrompido por conta da pandemia). Em 2021, participar do reality culinário ‘Sabor à prova’ na mesma emissora. E hoje, a fazer a alegria dos campo-grandenses no Café com Blink da rádio Blink 102.
Na área da influência digital, Júnior também faz sucesso e muitas pessoas são fiéis as suas indicações. Mas quando se diz respeito em ser um influenciador ele é cauteloso. “É maravilhoso poder entrar na casa dos outros com as indicações, mas carregamos um grande peso com isso também. O mesmo peso que eu tenho para abrir um sorriso, posso ser um gatilho para também não ser. Então, procuro sempre ser bem maleável quando apareço”, conta.
Sua maior conquista é transformar os moradores da cidade em fiéis campo-grandenses. Daqueles que amam e defendem seu espaço, que admiram sua flora, seu cartão postal, o seu pôr do sol e tudo que ela oferece de bom. Mas ele conta que sempre há algo para mudar. “A tecla que estou batendo no momento é sobre o Bom dia. O campo-grandense tem fama de não dar ‘bom dia’ e aos poucos vamos mudar isso”, promete.
E se você acha que toda a experiência que Júnior adquiriu nos últimos anos serão guardados contigo está bem enganado. “Toda vez que tenho a possibilidade de mostrar os meus erros e acertos eu abro, sem problema. Se alguém me perguntar, com certeza vou falar tudo que eu sei. É um mundo que se abriu para mim e não tem por que morrer comigo. O sol nasce para todos”, finaliza.
Depois de três anos desde a última vez que teve sua página teve sua última punição, no dia 16 de junho de 2021 a página que estava com mais de 100 mil seguidores foi suspensa novamente, sem previsão de volta. O motivo foi um meme publicado que mostra uma imagem de vários japoneses e propõe o desafio do leitor diferenciar um do outro.
Mas o influencer não perdeu tempo e continua com os memes em sua página particular o @jrdopasseando com 27 mil seguidores.
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