Por Redação | 8 março, 2023 - 14:40
No Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores de Dourados parece não se importar com a condenação do vereador Diogo Castilho (PSDB) por espancar sua noiva em Setembro de 2021. Diogo chegou a ser preso pela agressão e ameaças mas respondeu o processo em liberdade. No mês de setembro de 2022, o Juiz Alessandro Leite da 4ª Vara Criminal de Dourados, condenou Castilho pelos crimes de violência doméstica e ameaça e desde então não se ouve mais falar no caso.
Em sua decisão o juiz Alessandro Leite da 4ª Vara condenou o vereador a prisão e ainda a perda de seus direitos políticos – que o faria perder seu mandato de vereador -, mas parece que os colegas vereadores não se importaram com a decisão e são coniventes com a agressão, já que nenhum teve coragem para questionar Castilho sobre o caso.
O outro lado
O Jornal O Sul-mato-grossense entrou em contato com a assessoria de imprensa do vereador Diogo Castilho que enviou uma nota onde tenta diminuir e desmerecer a seriedade do caso. Veja na íntegra a nota enviada:
“A Assessoria de Imprensa do Vereador Diogo Castilho informa que seu mandato não está ameaçado, porque o processo encontra-se aguardando julgamento recursal e que a sentença de primeiro grau foi prolatada há vários meses, em 12 de setembro de 2022. O que causa estranheza é um site de notícias procurar o vereador somente agora, seis meses depois, para fazer
uma matéria com fatos “requentados” e nada atual. Já quanto ao mérito, os Advogados de Defesa informam que o processo tramita em segredo de justiça e, por este motivo, não podem divulgar dados sigilosos para a mídia, mas garantem que confiam na Justiça e que tudo será devidamente esclarecido na ocasião do julgamento do Recurso de Apelação, onde sem dúvidas será provado sua inocência (sic).”
Em verdade, o que deveria causar estranheza não é um site de noticias abordar o tema e sim uma Câmara Municipal optar por “proteger” a imagem de um agressor condenado pela justiça. O interesse político parece estar acima do interesse público.
Nossa redação entrou em contato com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal, que informou:
“A Câmara de Dourados ainda não foi notificado pelo Poder Judiciário sobre o teor da decisão. Esse processo envolvendo o vereador Diogo Castilho tramitava em segredo de Justiça. O corpo jurídico da Casa aguarda uma notificação oficial, por parte da Justiça, para ter acesso ao processo e a sentença para posteriormente definir o tratamento que será dispensado ao caso” (sic).
Também entramos em contato foi com o presidente da casa, o vereador Laudir Munaretto, que respondeu:
“Ainda não chegou a casa nenhum ofício do juiz sobre a condenação do vereador Diogo Castilho, até o momento, tudo que sei sobre o caso é somente através da imprensa. Mas é claro que nós temos um compromisso, assim que chegar qualquer documento jurídico contendo essas informações, a casa tomará todas as medidas de imediato” (sic).
22 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções