Por Viviane Freitas | 18 maio, 2021 - 12:00
Se você já visitou o Rio de Janeiro, provavelmente já ouvir falar no Pão de Açúcar. Mas, o que muitos sul-mato-grossenses ainda não sabem é que em nosso estado há também um morro com o mesmo nome, o nosso Pão de Açúcar de Porto Murtinho, cerca de 550 metros, mais alto que o Pão de Açúcar do Rio.
O nosso Pão de Açúcar está localizado a oeste de Porto Murtinho, próximo à margem esquerda do rio Paraguai. Assim, ele faz parte da região conhecida como Fecho dos Morros e com uma subida por trilha , podemos observar um mirante contemplativo do Pantanal do Nabileque, do Chaco.
O local conta com várias elevações próximas e essas elevações fazem contraste com a planície do entorno, denominada, nessa área, de pantanal Apa-Amonguijá-Aquidabã. Inclusive, o lugar se destaca por ficar em um dos pontos mais altos da região. E é por isso também que o morro tem a função de mirante.
O mirante conta com uma torre elétrica que garante sinal para celular e, claro, presenteia o aventureiro com uma bela visão panorâmica da riqueza pantaneira de muito verde e água doce.
Inegavelmente, o nome Pão de Açúcar vem da forma cônica do morro, apesar de mesmo nome, o daqui não tem um bondinho e também não é aberto ao público, por estar localizado dentro da Fazenda Porto Conceição.
Mas a história do nome começa nos séculos 16 e 17. Essa é uma época em que a cana-de-açúcar passava por muito processos de transformação. Depois de ser espremida, passar por fervura e apuração do caldo, os blocos de açúcar eram feitos.
Assim, esses blocos eram colocados em um recipiente. E, claro, o recipiente tinha essa forma tão peculiar. Por causa disso, o morro recebeu esse nome. Pois ele lembra exatamente esse pão recheado com açúcar.
22 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções