Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Risco de temporal dispara chamadas por vistorias em árvores: 164 em um só dia - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Colunas

Risco de temporal dispara chamadas por vistorias em árvores: 164 em um só dia

Segundo o Climatempo, áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no estado de Mato Grosso do Sul

Por Viviane Freitas | 22 outubro, 2021 - 15:10

O alerta de tempestade para este fim de semana, divulgado pela meteorologia quando Campo Grande ainda se recupera dos prejuízos causados pelas fortes chuvas, ocorridas entre os dias 14 e 15 de outubro, fez os pedidos de vistorias em árvores dispararem no 193. Foram 164 na última quinta-feira (21) e, segundo a própria corporação, a média é de menos de dez solicitações diárias neste sentido.

“Aumentou o contingente nas ruas desde ontem para baixar esses 164 pedidos. Nesta sexta-feira (22) o número já está em para 141 e aí vai diminuindo de um dia para o outro. Acredito que nunca houve uma quantidade tão grande deste tipo de pedido e estamos trabalhando para atender toda esta demanda em específico”, afirmou o major Fábio Pereira de Lima.

Conforme dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), nos 164 chamados a maioria das pessoas informava sobre a previsão da tempestade e, desta forma, pediam a vistoria em árvores ressaltando que elas estavam “quase caindo ou então condenadas”.

Em nota, o Corpo de Bombeiros diz que colocou mais 3 equipes extras e convocou alunos da Academia Bombeiro Militar, totalizando mais 100 militares nas ruas para trabalhar nas quedas e vistorias de árvores.

A capital sul-mato-grossense ainda se recupera da 1ª tempestade, contabilizando prejuízos da ventania que chegou a 94,5 km/h e a média de chuva de 115,5 milímetros, de acordo com a meteorologia. Tudo isto sem falar das milhares de árvores que caíram na cidade e o trabalho para restabelecer a normalidade, algo que envolveu força tarefa com atuação das concessionárias de abastecimento, Defesa Civil e a prefeitura. Só que um novo alerta aponta ainda mais chuva no próximo domingo (24).

Segundo o Climatempo, áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no estado de Mato Grosso do Sul. Os modelos meteorológicos apontam uma combinação de fatores: sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul e uma frente fria que passa na altura do sudeste e canaliza a umidade que vem da região norte e atravessa o estado.

Ao longo do domingo (24), a forte incidência de temporais gera risco iminente de vendaval e a possibilidade de levantamento de poeira novamente. Serão cerca de 75 milímetros na capital sul-mato-grossense. No estado, serão chuvas entre 50 mm e 80 mm.

Mais Notícias
Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Capital

APAE de Campo Grande debate assédio moral e discriminação no trabalho durante SIPAT

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções