Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação VÍDEO: Chuva controla fogo no Pantanal, mas animais não resistem - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Colunas

VÍDEO: Chuva controla fogo no Pantanal, mas animais não resistem

Após incêndios serem controlados, brigadistas conseguiram explorar região queimada e encontraram os animais mortos pelo fogo

Por Viviane Freitas | 27 novembro, 2023 - 8:32

Em uma floresta viva, o fogo no Pantanal Sul, registrado pela Brigada Alto Pantanal, mantida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), provocou a perda de diversos animais. O impacto das chamas foi documentado nas imagens da região dos Paiaguás, em Corumbá (MS), capturadas entre quinta-feira (23) e sexta-feira (24). A tragédia inclui cenas de uma cobra se contorcendo no calor e a carcaça de uma capivara, conforme mostrado em vídeo.

No sábado (25), a Brigada, em conjunto com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e o Corpo de Bombeiros, conseguiu controlar completamente o fogo. A chuva que ocorreu na região contribuiu para esse resultado positivo.

As imagens de satélite do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indicam a ausência de focos de incêndio na região pantaneira, abrangendo o norte de Mato Grosso do Sul e o sul de Mato Grosso, neste sábado.

De acordo com o IHP, até a quarta-feira, os incêndios na região dos Paiaguás estavam fora de controle, atingindo 3 metros de altura devido à terra seca. Após a extinção do fogo, as equipes puderam explorar a área em busca de animais sobreviventes. A Polícia Militar Ambiental (PMA), utilizando helicópteros do Grupamento Aéreo e drones, também participou dos esforços para localizar animais feridos.

As chuvas, concentradas na região da Serra do Amolar, ao norte de Mato Grosso do Sul, ajudaram a controlar as chamas no corredor de biodiversidade. Neste local, ações de prevenção estão em andamento desde janeiro.

O Pantanal enfrenta um cenário desafiador desde o início de novembro, marcando o pior mês de novembro da história para o bioma. Entre os dias 14 e 15 de novembro, foram registrados 279 focos de incêndio na área pantaneira de Mato Grosso do Sul, de acordo com o satélite de referência do Inpe. Os dados mais recentes indicam 27 focos ativos na região.

O médico veterinário Enderson Barreto, que integra o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD-Brasil), ressaltou que a chuva não garante o fim das chamas, sendo necessário manter a vigilância para controlar os focos de calor e evitar possíveis retornos.

Mais Notícias
Esportes

Operário confirma permanência de Leocir Dall’Astra e divulga Comissão Técnica para 2025

22 novembro, 2024

Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções