Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação “Zap-denúncia” é alternativa segura pera denunciar violência nas aldeias de MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

“Zap-denúncia” é alternativa segura pera denunciar violência nas aldeias de MS

Projeto começou dois meses após o assassinato da menina Raíssa Cabreira, estuprada e arremessada de um paredão na Reserva Indígena local

Por Viviane Freitas | 23 setembro, 2021 - 17:47


Foi lançado nesta quinta-feira (23), pela Defensoria Pública de MS, o “zap-denúncia” para casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes indígenas, da aldeia Bororó. A ação tem como objetivo garantir que a vítimas consigam denunciar o crime e se sintam seguras para isso.

De acordo com o Dourados News, o projeto teve início quase dois meses após o assassinato da menina Raíssa Cabreira, estuprada e arremessada de um paredão de aproximadamente 20m na Reserva Indígena local.

O lançamento foi realizado durante o projeto “Defesa Pública na Aldeia”, que contemplou justiça para os moradores de aldeias indígenas do estado.

Nesse caso específico, o “zap-denúncia” foi implementado porque as mulheres indígenas que ajudavam no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes relataram que, ao denunciar seus nomes foram revelados e passaram a ser ameaçados e perseguidos pelo agressor.

A ação foi iniciada pela Agência de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (NUPPIR) em cooperação com a Agência de Promoção e Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) e Agência de promoção e defesa da direitos das mulheres. Para fazer com que o novo serviço abranja as comunidades indígenas, a Defensoria Pública traduziu todo o material promocional da linha direta para o Guarani e Trena.

Disque Denúncia

Casos de violência sexual contra crianças e adolescentes poderão ser denunciados através do número de WhatsApp: (67) 99263-6212.

Na mensagem é importante que o denunciante informe: o nome da criança ou adolescente que está sofrendo abuso, a localidade e o nome da pessoa suspeita de cometer o crime.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 1,1 tonelada de maconha em Ivinhema

23 abril, 2024

Capital

Prefeitura de Campo Grande inicia instalação de energia elétrica na comunidade Mandela

23 abril, 2024

Capital

Funcionária pública de Campo Grande morre após complicações de acidente de trânsito no Paraná

23 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções