Por Redação | 7 março, 2022 - 15:05
Com o Dia Internacional da Mulher se aproximando, o Procon Municipal realizou uma pesquisa de intenção de compra, na capital durante o período de 1/03 a 03/03. Foram entrevistados 200 consumidores, acima de 18 anos, no Shopping Campo Grande, Shopping Norte Sul e região central da cidade. O questionário foi composto por 10 questões de múltipla escolha, sendo que algumas questões obtiveram duas respostas.
Portanto, foi possível observar que 50% dos entrevistados pretendem dar presente neste dia; 32% destes não irão presentear e 18% dos mesmos ainda não decidiram.
Dentre as mulheres presenteadas estão: 43% mãe; 24% esposa e/ou namorada; 6% avó e; 27% outras. Com relação ao que se pretende dar está a parte de perfumaria e cosméticos com 20% de intenção; roupas 17%; acessórios 13%; calçados 11%; chocolates 10%; flores 9%; cesta café da manhã 7%; serviços de beleza 3% .
Como consequência da pandemia do Coronavírus, os preços dispararam em todos os setores do mercado. 85% dos consumidores entrevistados consideram que os presentes estão mais caros, comparados ao ano passado; 13% diz que está na mesma faixa de preço e 2% relata que não houve alteração. Com isso, 46% dos que foram questionados pretendem gastar de R$ 100,00 a R$ 200,00; 38% planejam menos de R$ 100,00; 12% de R$ 200,00 a R$ 500,00 e 4% tenciona gastar comprar um presente acima de R$ 500,00.
Trinta e cinco por cento das pessoas envolvidas na pesquisa planejam comprar o presente em Shopping Center; 21% no comércio popular; 17% em lojas de rua e/ou bairro; 15% pela internet;
8% ainda não decidiu e 4% se programam para comprar de revendedores de cosméticos
(Natura, Avon, entre outros).
Pesquisar antes de comprar qualquer produto sempre é uma oportunidade de encontrar promoções, queima de estoque, com preços mais baixos, porém, apenas 69% dos pesquisados propõe-se a fazer a pesquisa de preços; 18% opta por não analisar e; 13% ainda não sabe.
“Antes de ir às compras analise a sua saúde financeira, caso você tenha a possibilidade de fazer o pagamento à vista, opte por ele para que o seu financeiro não fique prejudicado com parcelas futuras” orienta o Subsecretário do Procon Municipal Cleiton Thiago.
Sessenta e seis por cento dos consultados decidiram fazer a compra à vista e 34% parcelado.
No caso de pagamento parcelado, 88% preferem usar o cartão de crédito; 8% nota promissória; 3% boleto e 1% crediário.
De acordo com o público envolvido, os fatores que mais influenciam na escolha do presente são: 30% preço do produto; 23% atendimento; 22% promoção; 21% diversidade de produtos e 4% ponto de venda.
Em comparação com a pesquisa do ano de 2021, foi constatado um aumento de 25% das pessoas que têm a intenção presentear no Dia Internacional da Mulher.
Porém, o índice de 49% que era de esposa e/ou namorada caiu para 24% e o de presentear a mãe aumentou de 30% para 43%.
O que chama a atenção também é o valor a ser gasto com o presente, no ano passado 65% pretendiam desembolsar menos de R$100,00; esse ano esse índice caiu para 38% e, o valor entre R$ 100,00 a R$ 200,00 teve aumento de 119%. Outra variação foi de 20% para valores entre R$ 200,00 a R$ 500,00.
Todas as orientações que o Procon Municipal vem oferecendo à população a respeito da pesquisa de preço, é refletido em seus hábitos, que demonstram um aumento em 15% no número de consumidores que devem realizar pesquisa. Apesar do aumento no valor a ser gasto com o presente, o consumidor está mais cauteloso e atento ao aumento da inflação, o cuidado faz com que 66% dos consumidores prefiram realizar o pagamento à vista.
31 outubro, 2024
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