Por João Paulo Ferreira | 5 maio, 2020 - 14:20
O Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) aponta que até a manhã desta terça-feira (5) foram confirmados 283 casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul. Foram 9 novos registros em relação a segunda-feira (4). Outros 21 casos suspeitos estão em investigação.
Dos 9 novos casos, 1 é de Três Lagoas, 2 são de Campo Grande, 2 são de Dourados, 1 de Coxim e 1 de Ponta Porã e foi registrada pela primeira vez a ocorrência de casos em Brasilândia e em Guia Lopes da Laguna, 1 caso em cada município.
Com os novos registros, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 24 tem casos de covid-19, o que representa 30,3% das cidades.
Campo Grande, de acordo com a SES, tem o maior número de casos de Mato Grosso do Sul, 142. Depois aparecem: Três Lagoas, com 59; Dourados, com 15; Sonora, com 13; Nova Andradina, com 11; Chapadão do Sul, com 9; Batayporã, com 6; Corumbá, com 5; Ladário, com 3; Paranaíba, Mundo Novo, Bataguassu e Ponta Porã, com 2, Alcinópolis, Brasilândia, Guia Lopes da Laguna, Jateí, Miranda, Naviraí, Paraíso das Águas, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria e Sidrolândia, com 1 cada.
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, reiterou nesta terça um apelo a importância do isolamento social. Ele apontou que Mato Grosso do Sul continua em último lugar no ranking de isolamento no país e que o índice no dia 1º de maio chegou a 38,4%. Relatou também que mais de 55 municípios tem índice entre 36% e 45%.
“Não gostaria de ser catastrófico, mas em todos os lugares onde houve relaxamento e afrouxamento houve aumento exagerado de casos e mortes depois”, alertou.
Resende disse também que foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do estado uma resolução da SES que torna obrigatório que laboratórios, farmácias e hospitais comuniquem a Secretaria sobre a realização de exames de covid-19. Ele recomendou que antes que a população faça teste na rede particular, que se verifique a origem e confiabilidade destes testes.
Disse que o governo do estado está aumentando a testagem em Campo Grande e em Três Lagoas, no sistema Drive Thru, para 100 e 30 testes diários, respectivamente, e que inicia amanhã a testagem na unidade sentinela instalada na aldeia Jaguapiru, em Dourados.
O secretário revelou ainda uma preocupação. “Estamos acompanhando um aumento considerável de casos em todas as cidades que margeiam o rio Paraná. Isso significa que a doença que está muito presente em São Paulo e que pode ter crescimento grande no nosso estado. Por isso, precisamos estar muito vigilantes”.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções