Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação 9 novos casos de covid-19 são registrados no MS e somam 283; 181 se recuperaram
Destaques
Cotidiano

9 novos casos de covid-19 são registrados no MS e somam 283; 181 se recuperaram

Pela primeira vez houve a ocorrência de casos em Brasilândia e em Guia Lopes da Laguna

Por João Paulo Ferreira | 5 maio, 2020 - 14:20

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) aponta que até a manhã desta terça-feira (5) foram confirmados 283 casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul. Foram 9 novos registros em relação a segunda-feira (4). Outros 21 casos suspeitos estão em investigação.

Dos 9 novos casos, 1 é de Três Lagoas, 2 são de Campo Grande, 2 são de Dourados, 1 de Coxim e 1 de Ponta Porã e foi registrada pela primeira vez a ocorrência de casos em Brasilândia e em Guia Lopes da Laguna, 1 caso em cada município.

Com os novos registros, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 24 tem casos de covid-19, o que representa 30,3% das cidades.

Campo Grande, de acordo com a SES, tem o maior número de casos de Mato Grosso do Sul, 142. Depois aparecem: Três Lagoas, com 59; Dourados, com 15; Sonora, com 13; Nova Andradina, com 11; Chapadão do Sul, com 9; Batayporã, com 6; Corumbá, com 5; Ladário, com 3; Paranaíba, Mundo Novo, Bataguassu e Ponta Porã, com 2, Alcinópolis, Brasilândia, Guia Lopes da Laguna, Jateí, Miranda, Naviraí, Paraíso das Águas, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria e Sidrolândia, com 1 cada.

Quanto a situação das pessoas que contraíram a doença no estado, a secretaria aponta que 181 estão recuperadas, 73 estão em isolamento domiciliar, 19 estão internadas e 10 morreram.

Apelo

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, reiterou nesta terça um apelo a importância do isolamento social. Ele apontou que Mato Grosso do Sul continua em último lugar no ranking de isolamento no país e que o índice no dia 1º de maio chegou a 38,4%. Relatou também que mais de 55 municípios tem índice entre 36% e 45%.

“Não gostaria de ser catastrófico, mas em todos os lugares onde houve relaxamento e afrouxamento houve aumento exagerado de casos e mortes depois”, alertou.

Exames

Resende disse também que foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do estado uma resolução da SES que torna obrigatório que laboratórios, farmácias e hospitais comuniquem a Secretaria sobre a realização de exames de covid-19. Ele recomendou que antes que a população faça teste na rede particular, que se verifique a origem e confiabilidade destes testes.

Disse que o governo do estado está aumentando a testagem em Campo Grande e em Três Lagoas, no sistema Drive Thru, para 100 e 30 testes diários, respectivamente, e que inicia amanhã a testagem na unidade sentinela instalada na aldeia Jaguapiru, em Dourados.

O secretário revelou ainda uma preocupação. “Estamos acompanhando um aumento considerável de casos em todas as cidades que margeiam o rio Paraná. Isso significa que a doença que está muito presente em São Paulo e que pode ter crescimento grande no nosso estado. Por isso, precisamos estar muito vigilantes”.

Mais Notícias
Interior

Lula visita Ribas do Rio Pardo para inauguração da maior fábrica de celulose do mundo e reforçar impacto econômico no MS

5 dezembro, 2024

Polícia

Homem é atraído para encontro com adolescente e morto em Nova Andradina

5 dezembro, 2024

Polícia

Sargento da PM se envolve em briga com funcionários de choperia em Campo Grande

4 dezembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções