Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação “A sociedade precisa entender a importância do diagnóstico precoce do câncer”, alerta especialista - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

“A sociedade precisa entender a importância do diagnóstico precoce do câncer”, alerta especialista

Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado no dia 04 de fevereiro

Por Redação | 31 janeiro, 2021 - 11:21

Falar sobre câncer já foi um tabu, mas hoje, com o avanço da medicina e com a grande possibilidade de cura da doença, o assunto já não causa tanto receio. No entanto, para ter sucesso no tratamento da doença é preciso que a sociedade entenda a importância do diagnóstico precoce. Para isso, em 2000, foi instituído o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no dia 4 de fevereiro.

“O mais importante nessa data é chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer, ou seja, que ele seja detectado desde o início, já que a doença é a segunda que mais mata no mundo todo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares”, comenta o cirurgião de cabeça e pescoço da, Dr. Maurício Simões Corrêa.

Além do diagnóstico precoce, o médico alerta que é possível prevenir o câncer observando os fatores de risco, os principais causadores e evitando a exposição a eles em excesso. “É possível prevenir o câncer evitando fatores de risco exógenos, que são produtos químicos e elementos físicos da natureza que precipitam a doença, como a radiação ultravioleta, emitida por máquinas e bombas de radiação e acidentes nucleares, por exemplo”.

Quanto ao desenvolvimento da doença devido à genética, o especialista diz que dois aspectos precisam ser observados. “As pessoas confundem pré-disposição genética com fatores de risco exógenos. Existem as neoplasias malignas que são de natureza hereditária e que representam apenas 5% de todos os cânceres. Existe também a pré-disposição genética, onde o paciente não vai desenvolver obrigatoriamente o câncer, mas, se ele for exposto aos fatores de risco, há uma chance maior de isso acontecer”, pontua o médico.

O médico afirma que é essencial estabelecer uma rotina de diagnóstico precoce de acordo com o grupo de risco.  “O rastreio deve ser feito de acordo com o grupo de risco em que cada pessoa se enquadra, seu histórico familiar, de vida e laboral. Tudo isso vai influenciar no desenvolvimento ou não da doença”.

Dr. Maurício finaliza lembrando que, com a pandemia da Covid-19, muitos pacientes deixaram de fazer o acompanhamento médico, mas chama a atenção para a importância de retomar a rotina de cuidados. “A pandemia do coronavírus teve um impacto relevante na possibilidade das pessoas saírem de suas casas e irem até unidades de saúde em 2020, mas depois que a maioria da população for vacinada, é imprescindível que elas voltem a realizar seus exames de rotina, baseado no seu grupo de risco e isso não só em relação ao câncer, mas pensando no diagnóstico precoce de outras patologias também”, conclui.  

Live – No dia 04 de fevereiro, às 11h, o médico faz uma live especial no Instagram da @unimedcgoficial sobre “Escolhas que Refletem na Qualidade de Vida e Bem-Estar de Pacientes com Câncer”. Para acompanhar a transmissão ao vivo e saber mais sobre o assunto clicar aqui.

Mais Notícias
Capital

Adriane Lopes implementa ‘Habite-se Declaratório’ e acelera processos na construção civil

13 novembro, 2024

Cultura

Bioparque Pantanal terá horário especial de funcionamento no feriado

13 novembro, 2024

Economia

Comércio varejista de MS tem leve recuperação, mas segue em queda em 2024

13 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções