Por Viviane Freitas | 10 agosto, 2022 - 11:41
Atenção beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), criminosos estão usando dados pessoais de segurados para aplicar golpes. As abordagens acontecem por carta, e-mail, ligação e mensagens via WhatsApp ou SMS.
O golpe funciona da seguinte maneira: os criminosos se passam por servidores e pedem para que a vítima envie documentos para evitar o bloqueio dos pagamentos. Em alguns casos, os criminosos chegam a enviam links para que o segurado realize biometria facial.
Ciente da ação, o INSS divulgou uma nota com precauções que devem ser tomadas pelos beneficiários. Entre elas, a principal orientação é a de que o Instituto nunca pede o envio de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem, e que a biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br (clique aqui para acessar).
Em caso de já ter caído em algum desses golpes, é necessário comunicar a Polícia Civil e abrir boletim de ocorrência. O INSS também alerta, em nota, que a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até dezembro de 2022, ou seja, nenhum benefício será suspenso até a data prevista.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções