Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Almir Sater dispensa violão da Globo para atuar em 'Pantanal' - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Almir Sater dispensa violão da Globo para atuar em ‘Pantanal’

Ao contrário de outros músicos, cantor e compositor entrará em cena com seu próprio instrumento

Por Viviane Freitas | 14 fevereiro, 2022 - 15:51

A direção de arte da novela “Pantanal” dedicou atenção à parte aos músicos que entrarão em cena no remake de “Pantanal”, novela de Benedito Ruy Barbosa que vem sendo adaptada para a Globo por Bruno Luperi, neto do dramaturgo. Violas e violões foram especialmente providenciados para cada profissional, mas Almir Sater, principal nome desse elenco de cordas, dispensou qualquer instrumento oferecido pela Globo e preferiu submeter seu violão a uma espécie de “maquiagem” produzida pela equipe da emissora.

Assim como aconteceu há 32 anos, na versão original, os violeiros da história sustentam boa parte da alma pantaneira. Sater é um elo fundamental entre a novela de 1990 e a atual. Quando interpretou o peão Trindade na extinta Rede Manchete, o músico conheceu outro patamar de fama, ganhando uma projeção tão forte, que foi escalado para protagonizar a sucessora de “Pantanal” na época, “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, ao lado de Ingra Liberato.

Nesta nova “Pantanal”, foi Sater quem recebeu a equipe da Globo na região de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, onde ele mora. A propriedade foi justamente a principal locação da versão original de “Pantanal” e foi adquirida por ele após as gravações da Manchete. E foi o local eleito por Jayme Monjardim, diretor responsável pela produção de 32 anos atrás, após seis meses de pesquisas na região.

Agora, a fazenda volta a ser locação principal das gravações in loco e Sater também volta à saga de Juma Marruá com outro papel: o chalaneiro Eugênio. Nada mais justo. É dele a interpretação mais famosa de “Chalana”, música de Mario Zan que embalou a “Pantanal” original.

A relevância do músico se estende ainda à entrada do filho Gabriel Sater em cena, também músico, no mesmo papel que foi seu na Manchete, o peão Trindade.

Engrossando o coro, outros músicos estarão diante das câmeras: Chico Teixeira, que estreia como ator interpretando o peão Quim na primeira fase, e Guito, que vive Tibério (papel que foi de Sérgio Reis no original) na segunda fase. Todos serão violeiros da novela.

“O Papinha [diretor artístico, Rogério Gomes] é um amante da música e queria um som legal, por isso a escolha dos violões foi tão importante”, conta Miriam Saback, mais conhecida como Mirica, produtora de arte da novela.

“Ligamos para o artista e perguntamos como estão acostumados a tocar”, continua Mirica. “Fizemos um violão para o Tibério, Quim e Trindade. O Gabriel Sater nos mandou todas as especificações e encomendamos um igual ao dele, envelhecemos de forma que ficasse uma réplica. Até brinquei que ele não saberia dizer qual é qual.”

Mirica conta que Almir ficou encantado com o violão encomendado para Chico Teixeira. “Ele adorou, tocou à beça. No caso do Almir, liguei para ele, que me disse que os violões dele são muito antigos, têm cara de época. Ele deixou a gente dar uma ‘envelhecidinha’ estando ao lado, cuidando de tudo (risos). Portanto, é o único que usará seu violão próprio”, finaliza.

A novela tem estreia prevista para a última semana de março, sucedendo “Um Lugar ao Sol”, de Lícia Manzo.

 

Mais Notícias
Polícia

Após ser trocada de lugar na sala de aula, aluna ameaça matar professora em escola de MS

16 maio, 2024

Polícia

Megatraficante de MS que fugiu da PF em helicóptero trocava cocaína por imóveis de luxo

16 maio, 2024

Clima

Bota casaco, tira casaco: Calor volta hoje, mas previsão é de frio de 9ºC no fim de semana

16 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções