Por Redação | 22 maio, 2022 - 9:15
Tem se tornado cada vez mais comum que espaços públicos adotem a política pet friendly, ou seja, aceitando a visita de pets sob a responsabilidade de seus tutores. São lojas, shoppings, condomínios, praças e outros espaços que não apenas investem nesses lugares de convivência com animais de estimação como também incentivam a sua circulação. Com isso, é necessário ter alguns cuidados para se manter um ambiente harmônico tanto para o pet, para outras pessoas que frequentam esses locais.
Os tutores devem ter cuidados básicos, para que o comportamento do seu companheiro não seja um problema em público. O médico veterinário e professor Gilberto Facco forneceu algumas dicas que podem ser úteis para a socialização dos animais e os cuidados que podem ser realizados. “Tenha em mente que o bom comportamento do seu pet em locais públicos vai ajudar a aumentar o número de locais dispostos a recebê-los”, aconselha.
Socialização desde pequeno
Os cães precisam aprender a lidar com outros animais e interagir com outras pessoas desde pequeno, isso vai auxiliar quando for um cão adulto a frequentar espaços públicos. “Por volta dos quatro meses, quando o animal já tiver protegido pelas vacinas recomendadas, ele pode começar a sair e interagir com outras pessoas e cães”, comenta.
Educação canina
Treine seu cão desde pequeno! “Eduque com disciplina, mas com amor. Como uma criança, seu cão vai testar os seus limites. Educação básica significa estabelecer esses limites. O treinamento baseado em reforço positivo traz em si a simples ideia de que recompensá-lo por um bom comportamento vai encorajar nessa repetição. Seja consistente! Treinar é um esforço diário”, alerta o professor.
Ensinar comandos básicos também irá facilitar a convivência. “Tais comandos são importantes ferramentas de controle dos cães, não só para o dia a dia, mas também em situações extremas, nas quais seu cão terá que te obedecer rapidamente”.
Brinquedos
Evite levar brinquedos se o animal não souber lidar com a presença de outros animais. Do contrário, parques e praças são ótimos locais para realizar diversas brincadeiras. “Mas sempre fique atento, o interessante mesmo é ensinar o seu cão a não disputar brinquedos, e observar os outros cães no ambiente. Pode ser que o seu não brigue por brinquedo, mas outros podem não ter o mesmo treinamento”, acrescenta.
Higiene
A regra mais importante: tenha sempre saquinhos no momento de levar os cães para espaço abertos. É responsabilidade do tutor não deixar fezes espalhadas, garante uma boa convivência e respeito ao próximo.
Mantenha sempre a guia
Isso permite que o cão fique seguro, a não ser que seja um local que ele pode ser solto, mas em outros ambientes isso garante controle e segurança. “Quando não há esse cuidado, o animal pode se assustar com fogos ou um barulho alto na rua, e tentar se proteger, fugir e até ser atropelado. Ou pode ir cheirar um outro cão e ser mordido. Muitas coisas podem acontecer”, comenta o professor.
Tenha em mente que quando você sai com seu pet, terá que dedicar boa parte da sua atenção a ele.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções