Por Viviane Freitas | 1 novembro, 2023 - 11:30
No último domingo (29), as chuvas e ventos atingiram algumas áreas de Campo Grande, levando à queda de uma palmeira no quintal da casa do representante comercial Alberto Soares, de 68 anos. Junto com a árvore, caiu um ninho contendo três filhotes de arara-canindé que haviam feito residência no tronco oco da palmeira.
Os moradores agiram rapidamente para salvar as aves, improvisando uma caixa de papelão como abrigo e adicionando toalhas para mantê-las aquecidas. Felizmente, os filhotes não sofreram ferimentos e foram avaliados como saudáveis por biólogos que visitaram o local.
Há alguns anos, outra palmeira havia caído no mesmo quintal, levando à morte dos filhotes na ocasião. Desta vez, no entanto, a história teve um desfecho mais feliz.
Alberto entrou em contato com o Instituto Arara Azul, localizado na capital, em busca de orientações sobre como cuidar e reintegrar os filhotes à mãe. Os biólogos e técnicos do instituto construíram um ninho artificial de madeira em outra palmeira na propriedade na segunda-feira (30), onde os filhotes podem ficar em segurança e serem visitados pela arara adulta.
Na manhã de quarta-feira (1º), a mãe voltou para cuidar de seus filhotes no ninho artificial, após algum tempo para reconhecer o novo local. Alberto expressou sua alegria com o sucesso da operação.
A bióloga do Instituto Arara Azul, Larissa Tinoco, ressaltou que o instituto pode ser contatado pelo telefone (67) 3222-1205 sempre que os moradores de Campo Grande necessitarem de assistência com araras de qualquer espécie e seus ninhos. Em caso de queda do ninho, como ocorreu na casa de Alberto, a orientação é garantir a segurança dos filhotes imediatamente e, em seguida, entrar em contato com o instituto.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções