Reprodução – Redes Sociais
O ano terminará de um jeito mais colorido em 17 escolas de Campo Grande. As artistas da ação “Agenda 2030: ODS nos Muros” estão percorrendo instituições de ensino da Cidade Morena para proporcionar por meio de desenhos, uma reflexão sobre meio ambiente, direitos humanos e mudança climática.
Ao todo, cinco escolas já foram contempladas com a ação, organizada pela Fuá Produções. Nesta semana, as escolas Padre João Greiner, 26 de Agosto, Lino Vilachá, Hércules Maymone e José Maria Hugo receberão as artistas.
Bairros contemplados
As 17 escolas participantes estão localizadas no Parque do Lageado, Moreninhas, União, Jardim Aeroporto, Coophatrabalho, Santo Amaro, Jardim Tijuca, São Francisco, Coophavila, Mata do Jacinto, Itanhangá Park, Estrela do Sul e Nova Lima. Outros três muros de espaços públicos também irão ser contemplados, sendo a Orla Ferroviária, Barão do Rio Branco.
O nome do projeto é uma alusão a ODS, sigla para “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, que foram metas criadas e estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas), em busca de maior qualidade de vida, conservação do meio ambiente, e manutenção dos recursos naturais. 193 países realizaram a assinatura, e a data para alcance das metas é 2030.
Um mapa digital também está previsto para a localização de todos os muros pintados. Além disso, os artistas participam de um bate-papo com os alunos das instituições.
“Muitos querem pintar junto com as artistas, inclusive alguns pintam e ficam mais interessados”, explica Julia Basso, idealizadora do projeto e coordenadora da Fuá Produções que tem visto a magia acontecer de perto.
“Teve uma aluna diagnosticada com TOD [Transtorno de Oposição Desafiador] que interagiu e pintou com uma das artistas. Algo que marcou essa menina e a gente sente que algo muda no ambiente escolar.Os alunos começam a entender o que está sendo pintado ali, porque cada muro reflete um objetivo, ou melhor, cada muro concretiza um dos objetivos”.
O projeto conta com financiamento do FIC – Fundo de Investimentos Culturais – da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), do Governo do Estado.