Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Atividades físicas: frio x calor - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Atividades físicas: frio x calor

Médico explica qual a diferença em praticar exercícios em diferentes temperaturas

Por João Paulo Ferreira | 27 junho, 2021 - 8:03

Quem nunca sentiu aquela preguiça em ir à academia durante dias chuvosos e de temperaturas baixas? Ou ainda teve algum receio de praticar exercícios nos dias mais quentes? Frio ou calor, verdade seja dita, uma rotina de exercícios físicos é muito importante e necessária.
As vantagens de exercitar-se são inúmeras e inquestionáveis, mas, sim, há uma diferença em praticá-los nos dias quentes ou frios, segundo o Dr. Rodrigo Miziara Severino, ortopedista e especialista em Medicina Esportiva.

“Os benefícios da atividade física tanto no frio quanto no calor são praticamente os mesmos, tais como controle de peso, menor risco cardiovascular, controle glicêmico e fortalecimento muscular. A grande diferença é que a atividade física no inverno gasta mais calorias”, informa o especialista.

Dr. Rodrigo ainda explica que “no frio, devido a perda da temperatura corporal, nosso corpo é praticamente obrigado a aumentar o metabolismo para que as células consumam mais energia e as transformem em calor para nos manter aquecido”.

“Nas temperaturas baixas também é preciso valorizar o alongamento e aquecimento antes de iniciar a prática da atividade física, já que no inverno a musculatura se mantém mais contraída’, completa.

Já no calor, o médico alerta que há a necessidade de atentar-se à vestimenta na hora de praticar qualquer exercício físico. “No calor intenso é preciso tomar cuidado com a vestimenta, com preferência para roupas leves, hidratar-se e, se for realizar atividade ao ar livre, usar o protetor solar”.

Aos que querem incluir esta mudança de hábito no dia a dia, ou até mesmo para os que já praticam regularmente alguma atividade física, o médico, que também é especialista em cirurgias de joelho, fala que “o exercício físico tem a capacidade de prevenir doenças e lesões, ele também faz parte do tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes, distúrbios de ansiedade e insônia”.

Dr. Rodrigo, por fim, adverte que é muito importante, antes de qualquer atividade física, fazer uma avaliação médica. “É fundamental, pois permite avaliação completa e individual deste esportista através de exame físico, histórico familiar e de lesões, realização de exames complementares, além de conhecer melhor o esportista e, assim, juntos traçar metas e objetivos para prática do exercício físico com saúde”, conclui.

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções