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Banco de Campo Grande recusa realizar prova de vida de idosa com 91 anos

INSS orienta aposentados a como procederem nestes casos

Por Viviane Freitas | 8 julho, 2021 - 9:48


Apesar de procuração legal repassada por uma aposentada de 91 anos ao seu tutor, uma agência bancária em Campo Grande se recusou a realizar a prova de vida da idosa. Fato chamou atenção do trabalhador, que com o mesmo documento, conseguiu a renovação do benefício da idosa nos anos anteriores. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) orienta os aposentados que passarem pela mesma situação.

Na agência bancária, localizada na Avenida Afonso Pena, no bairro Amambai, o atendente informou que a procuração seria inválida, que a senhora deveria ir até à agência ou a família deveria providenciar um novo documento, pois aquele estava ‘vencido’. O procurador da aposentada afirma que no cartório, na época em que o documento foi emitido, o tabelião relatou que a procuração não tinha prazo para vencimento.

O INSS esclareceu que vai apurar o ocorrido e orientou os aposentados que, por ventura, passem pela mesma situação.

Para fazer a prova de vida pelo familiar no banco, é preciso estar cadastrado no Meu INSS como procurador. Se a pessoa já tiver procuração cadastrada há mais de um ano, ela precisará renovar a procuração”, para o aposentado nomear um procurador, basta acessar o portal de serviços do órgão, clicando aqui.

Caso o banco crie algum empecilho à realização da prova de vida, o INSS orienta que a pessoa deve formalizar a reclamação junto ao órgão pelo telefone 135 ou na ouvidoria, pela internet, clicando aqui.

O superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, disse à reportagem que denúncias referente ao assunto não são frequentes no órgão de defesa do consumidor, mas que em casos em que o morador se sinta lesado, poderá acionar o Procon para verificação.

Cadastro de procuração

Assim como esclarecido pelo INSS, o Bradesco, através de nota, explicou que para que a prova de vida dos beneficiários seja realizada, é importante que a procuração esteja cadastrada no instituto social para que as informações do procurador sejam encaminhadas ao banco. No caso relatado em Campo Grande, o banco disse que não foi identificado dados do morador para os benefícios.

“O beneficiário que está com a prova de vida vencida ou no período de realizá-la, ao acessar as máquinas de autoatendimento do Bradesco, visualiza mensagem que indica a necessidade de efetuar o procedimento, que pode ser realizado nas máquinas de autoatendimento e Banco 24Horas. É preciso ter a biometria cadastrada, assim todas as transações realizadas com uso da biometria são acatadas como prova de vida, caso o beneficiário esteja no mês de provar vida”, diz trecho de nota.

Para aqueles que não possuem biometria cadastrada, o banco diz que a prova de vida pode ser realizada de forma presencial, onde o beneficiário ou seu representante legal, cadastrado no INSS, comparece em uma agência com o documento de identificação de fé pública com foto.

 

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