Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Campo Grande e Corumbá são os epicentros do coronavírus no MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Campo Grande e Corumbá são os epicentros do coronavírus no MS

Estado confirmou 397 novos casos nesse domingo, sendo 224 na Capital e 51 na Cidade Branca

Por Redação | 19 julho, 2020 - 17:33

Médicos fazem treinamento no hospital de campanha para tratamento de covid-19 do Complexo Esportivo do Ibirapuera.

Campo Grande e Corumbá são os atuais epicentros da covid-19 em Mato Grosso do Sul. A afirmação foi feita na manhã deste domingo (19), pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, ao apresentar o boletim epidemiológico da doença.

O estado confirmou 397 novos casos, sendo 224 em Campo Grande e 51 em Corumbá. Mato Grosso do Sul atingiu com esses registros 16.403, a capital 6.054 pessoas infectadas e a cidade pantaneira 760.

Segundo Resende, a situação de Campo Grande e de Corumbá são as que mais preocupam a secretaria estadual de Saúde (SES) atualmente, em relação ao avanço da covid-19.

Além do aumento de casos, o boletim epidemiológico desde domingo também registrou mais 6 mortes provocadas pelo novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. Foram três de moradores de Campo Grande, três homens com idades de 62, 76 e 61 anos, e todos com comorbidades.

Também foram registradas a de uma mulher de 45 anos, de Corumbá. Ela tinha pneumopatia crônica, obesidade e imunodeficiência/imunodepressão e a de uma idosa, de 84 anos, de Alcinópolis, que tinha hipertensão.

Entretanto, ele detalhou a morte neste sábado (18), de uma gestante de 37 anos, no hospital da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados. Ele disse que foi feita uma cezariana de emergência para salvar o bebê, mas que a mãe não resistiu.

O secretário comentou que isso demonstra o risco que a doença representa para todos e daí a necessidade de medidas mais eficazes para seu controle. Comentou que com as últimas mortes, a taxa de letalidade do estado subiu pela primeira vez para 1,4%.

Segundo os dados da SES, das 16.403 pessoas que se infectaram com o coronavírus no estado, 5.316 são considerados casos ativos. Desse total, 4.961 cumprem isolamento domiciliar e 355 estão internados, sendo 175 em unidades de terapia intensiva (UTI’s).

A taxa de ocupação de leitos de UTI disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) subiu no estado para 63%, sendo que em Campo Grande atingiu 84% e em Corumbá, 68%.

O secretário disse que mantém o esforço para aumentar o número de leitos clínicos e de UTI para atender pacientes com covid-19. Comentou que nesta segunda-feira, a prefeitura de Campo Grande, deve formalizar acordo com o Hospital do Pênfigo para a disponibilização de leitos de UTI e comentou que o estado deve concluir nesta semana o processo para contar com 10 leitos de terapia intensiva na Santa Casa e mais 10 no hospital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para o atendimento de pacientes com covid.

Ele comentou que o estado fez um apelo as prefeituras que receberam equipamentos para montagem de leitos de UTI em fevereiro e não estavam utilizando esses leitos, para que remetessem esses equipamentos para reforçar a estrutura em Campo Grande, até a chegada de novos equipamentos para a capital. E que as prefeituras atenderam rapidamente o pedido e já estão enviando esses equipamentos.

Comentou que entraram em operação em Naviraí 5 leitos de UTI e que agora falta ativar apenas em Jardim, no Hospital Marechal Rondon mais 6 leitos, para que todas as microrregiões do estado tenham estrutura de terapia intensiva. Para essa ativação, os equipamentos já foram remetidos e falta apenas a viabilização dos recursos humanos pelo hospital, o que deve ocorrer nesta semana, de acordo com Resende.

Por fim, falou que o estado mais que duplicou sua capacidade semanal de testes, passando de 3,2 mil em média em junho, para 7,2 mil nesta última semana de julho.

Mais Notícias
Polícia

Carreta furtada é recuperada no Mato Grosso do Sul nove horas após o crime no Paraná

24 abril, 2024

Educação

Escola de Campo Grande celebra cultura terena com feira indígena cultural

24 abril, 2024

Trânsito

Caminhão “fura” preferencial e motociclista de 66 anos fica gravemente ferido na Vila Progresso

24 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções