Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Campo Grande recebe mais de 39 mil doses contra Influenza e vacinação volta nesta segunda - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Campo Grande recebe mais de 39 mil doses contra Influenza e vacinação volta nesta segunda

A campanha de imunização começou na terça-feira da semana passada mas as primeiras 44 mil doses se esgotaram em pouco menos de dois dias

Por João Paulo Ferreira | 30 março, 2020 - 10:13

Idosos e profissionais da área da saúde terão doses disponíveis para vacinação contra Influenza a partir da tarde dessa segunda-feira (30). Campo Grande recebeu no final de semana 39,6 mil doses da vacina e, nessa manhã, está sendo feita a distribuição das vacinas na unidade. 

A campanha de imunização começou na terça-feira da semana passada, mas, devido à alta procura, as primeiras 44 mil doses se esgotaram em pouco menos de dois dias. Preconizada pelo Ministério da Saúde, a campanha foi adianta e o público escalonado devido à emergência de saúde pública de nível internacional provocada pelo Covid-19. 

Até o dia 15 de abril, a campanha está direcionada exclusivamente para profissionais da saúde, que estão na frente de combate às doenças, e às pessoas com mais de 60 anos de idade, que têm 52 farmácias à disposição, além de 10 unidades de saúde referenciadas para a imunização. 

Campo Grande adotou como estratégia a descentralização dos pontos de vacina, e, para isso, conta com o apoio de algumas farmácias, que aplicarão as doses na população com mais de 60 anos. Essas pessoas também poderão procurar as unidades de saúde para a imunização. 

“Ao todo são 113 locais de vacinação, além das farmácias e drogarias, temos dez unidades de saúde com tendas que foram referenciadas para os idosos, que são os mais vulneráveis tanto quanto para o Covid-19, quanto para a Influeza. As tendas visam a redução de aglomerações de pessoas e é um local mais arejado, evitando o contágio por essas doenças”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo. 

Próximas etapas 

A expectativa é que Campo Grande receba mais 11 lotes da vacina, para imunizar o restante da população de risco. A campanha vai até o dia 23 de maio, tendo como Dia D o sábado, dia 9, no mesmo mês. 

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. Na última fase, que começa no dia 9 de maio, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade serão o público alvo. 

Mais Notícias
Política

Livro orienta prefeitos eleitos sobre transição de gestão municipal

10 outubro, 2024

Esportes

Coxim sedia penúltima etapa do Festival de Praia 2024

10 outubro, 2024

Capital

VÍDEO: Furação de olho? Briga por “presente de Deus” em frente a presídio em Campo Grande viraliza nas redes

10 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções