Por João Paulo Ferreira | 27 abril, 2020 - 11:39
Os dias atuais não são como as férias escolares que as crianças podem brincar na casa dos colegas ou ir passar alguns dias na casa dos avós. Durante o período de pandemia da Covid-19, o entretenimento dos pequenos torna-se um desafio para os pais que, além de dar atenção, precisam trabalhar e auxiliá-los em tarefas. Brincadeiras e dinâmicas acessíveis podem auxiliar na diversão e ainda dar paz no lar.
A primeira resposta às demandas das crianças, na maioria das vezes, é utilizar recursos dos mais famosos passatempos: televisão, tablets e smartphones. No entanto, é importante que outras atividades em família também sejam exploradas, assim como a imaginação e criatividade da criança.
A psicóloga Thayla Sandim enfatiza que é necessária atenção redobrada dentro de casa. “A tecnologia pode ajudar, mas não podemos terceirizar a atenção e o cuidado e prejudicar o desenvolvimento físico e emocional infantil. Para entretê-las podemos providenciar atividades onde elas se expressem livremente a partir de materiais recicláveis e objetos em desuso”, exemplifica.
Considerando que a criança utilize do brincar para conhecer e explorar o mundo, algumas ideias lúdicas podem ajudar. A psicóloga dá exemplos de brincadeiras acessíveis.
-Produção de massa de modelar caseira
-Futebol com tampinhas de garrafa
-Esconde-esconde
-Mímica onde um começa contando a história e o outro termina
-Qual é a música
-Álbum de fotos relembrando histórias
-Danças e estátua
-Recorte e cole
-Pintar uma superfície ou papel
– Desenhar
Segundo Thayla, é preciso conversar com seriedade com as crianças sobre a nova rotina, o porquê de não ter aula e os cuidados com a higienização. A criatividade dos pais também será trabalhada na nova dinâmica do lar. “É importante que os pais planejem uma rotina para os filhos, diminuindo a ansiedade e fazendo atividades que estimulem habilidade e responsabilidade, estabelecer limites entre o tempo de trabalho e o período que vão passar com as crianças, planejar o horário de estudos e atividades educativas”, comenta a psicóloga.
Thayla faz um alerta para os pais ou responsáveis, que por enquanto estão em home office. “A hora é de se reinventar, já que as aulas dos pequenos estão suspensas em quase todo o País ou muitas escolas oferecendo aulas em EAD (à distância), a dica é organizar a rotina da família e lembrar sempre de revezar as tarefas dos pequenos com o cônjuge”, finaliza.
5 outubro, 2024
5 outubro, 2024
4 outubro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções