Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Crianças e idosos em casa na quarentena? Saiba como evitar acidentes domésticos! - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Crianças e idosos em casa na quarentena? Saiba como evitar acidentes domésticos!

Principais cuidados devem ser tomados na cozinha!

Por João Paulo Ferreira | 29 abril, 2020 - 15:59

Com a tendência de passar mais tempo dentro de casa, em decorrência da Covid-19, o número de acidentes domésticos tem aumentado. Os riscos de incidentes dentro do lar atingem todas as faixas etárias, mas principalmente crianças e idosos. Por isso, o cuidado deve ser redobrado, especialmente quanto ao uso de fogo, facas, materiais de limpeza e degraus.

O álcool em gel 70%, cada dia mais popular para higienização, requer cuidados especiais por ser um produto inflamável. Quando entra em combustão, forma uma chama invisível, pois o fogo demora para consumir o produto.  A dica é manter o álcool longe de isqueiros e fogão, para evitar queimaduras e, além disso, ao utilizá-lo para higienizar as mãos, esperar secar bem para só então utilizar o fogão ou outras fontes de calor.

De acordo com o pediatra Dr. Alberto Jorge Felix, o local com maior ocorrência de acidentes, envolvendo crianças e adultos, é a cozinha. “É preciso ter bastante cuidado com utensílios perfuro-cortantes, garfos, faca, com o cabo da panela no fogão e quinas de mesa, já que tudo isso concentra-se na cozinha”, orienta.

Já a dica para cuidados específicos com os pequenos, é colocar-se no lugar deles. “A criança pequena é um ser que não tem noção de perigo e é curiosa. Todos os objetos ou situações que podem demonstrar ou aguçar a curiosidade deles têm que ser tirado da vista”, recomenda o pediatra.

Confira algumas dicas do especialista:

– Cozinha:  atenção ao manusear objetos cortantes como faca, copos e pratos; os recipientes com água quente também têm que ficar longe do alcance de crianças.

-Banheiro: os cosméticos devem ser devidamente identificados e lacrados. É preciso estar atento ao chão para evitar escorregões; o tapete precisa ser antiderrapante; atenção com a pia molhada ao ligar aparelhos na tomada.

-Escadas: nas escadas dentro de casa, sempre segurar no corrimão ao descer e ao subir; o mesmo vale para escadas em outros locais.

-Medicamentos e produtos tóxicos: Mantenha fora do alcance e da visão de crianças e manter a identificação na embalagem.

-Piscinas – a água, especialmente de piscinas, chama muita atenção das crianças. Portanto, a atenção deve ser redobrada para evitar afogamentos. De preferência, mantê-las tampadas ou com grade de proteção fechada quando não estiver em uso e não tirar os olhos das crianças quando estiver por perto. O mesmo vale para outros recipientes que acumulam água, como baldes e bacias.

O Dr. Alberto Jorge Felix, recomenda, em casos de acidente, procurar o médico se após uma queda ou forte impacto apresentar sonolência e náuseas, ou dor predominante em alguma parte do corpo. Atentar-se também, aos cortes e sangramentos. Com algumas dicas e pequenas mudanças, é possível evitar os acidentes dentro de casa.

Mais Notícias
Polícia

Estelionatário dá golpe em idoso de MS e ainda ironiza: ‘Perdeu, manda mais’

18 abril, 2024

Interior

Casa de madeira é consumida pelo fogo após morador deixar fogão a lenha aceso em MS

18 abril, 2024

Polícia

Homem é encontrado morto com tiro na cabeça ao lado de carro em MS

18 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções