Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Cruz Vermelha Brasileira MS mobiliza voluntários para atuar no Carnaval 2020 - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Cruz Vermelha Brasileira MS mobiliza voluntários para atuar no Carnaval 2020

A instituição é referência no atendimento de primeiros socorros e na segurança dos baixinhos no Carnaval da Esplanada Ferroviária com o programa "Criança Segura"

Por João Paulo Ferreira | 22 fevereiro, 2020 - 9:30

Durante esta semana os departamentos de Primeiros Socorros, responsável pela atuação em casos de urgências e emergências, e de Juventude, que coordena o programa “Criança Segura”, realizaram treinamentos com os voluntários para atendimento e cobertura do Carnaval de Rua de Campo Grande, que acontece na Esplanada Ferroviária. Há dois anos a instituição tem atuado junto aos órgãos municipais contribuindo para a segurança e saúde de crianças, adolescentes e adultos, nos dias de folia.

Só ano passado a instituição atendeu quase 90 casos de incidentes diferentes no local, como coma alcoólico, desmaios, intoxicação alimentar, entre outros.

“Carnaval é época de folia e diversão e as vezes as pessoas acabam tendo muito pouco cuidado com a saúde, se alimentando mal, bebendo em excesso e até mesmo esquecendo da importância de se hidratar.” comenta a Coordenadora de Primeiros Socorros da Cruz Vermelha Brasileira de Mato Grosso do Sul, Joelma Souza.

Joelma, que também atua como socorrista, diz que a maior preocupação com a saúde dos foliões é em relação aos jovens. Só a instituição, no carnaval passado, atendeu 37 casos de embriaguez entre adolescentes. “A nossa equipe, que é composta em sua maioria por socorristas e voluntários treinados para atendimentos de Primeiros Socorros, faz a checagem básica dos sinais vitais de quem está sendo socorrido e, dependendo do caso, aciona o Conselho Tutelar que também está presente no Carnaval. O Conselho então fica responsável pelo contato com os pais, ou, em casos mais graves, acompanha o adolescente até uma Unidade Básica de Saúde ou Hospital para que possa receber o atendimento adequado”.

Quando o assunto é segurança, a instituição também é destaque de atuação, pois vem aprimorando, desde o ano de 2018, o programa “Criança Segura”, que faz o cadastro de todos os pequenos foliões para que os pais e responsáveis possam se sentir mais seguros no meio da multidão.

“No carnaval passado a Esplanada Ferroviária recebeu cerca de 40 mil pessoas. É uma multidão de gente ocupando as ruas, entre elas crianças e adolescentes. Por isso é importante termos uma atenção redobrada em cima dos baixinhos que também aproveitam a folia.” pondera Samilli Bueno, que atua como coordenadora da Juventude, departamento que é responsável pelo programa Criança Segura.”As pulseiras de identificação do Criança Segura permitem com que o encontro da criança com a família aconteça mais rápido, pois todas as informações pessoais dos pais e da criança são acessadas através do código na pulseira e tanto a família quanto a criança recebem instruções do que fazer, caso se percam no meio da festa”.

Os voluntários da Cruz Vermelha estarão atuando desde as 14h até as 23h nos principais blocos de rua do município, o tradicional Cordão Valu e o bloco Capivara Blasé.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende cocaína avaliada em R$ 51,3 milhões em Ponta Porã

1 novembro, 2024

Clima

Fim de semana em MS terá chuva forte, ventos de até 60 km/h e risco de granizo

1 novembro, 2024

Capital

Professora Kátia Bazzano falece aos 61 anos

31 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções