Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Declaração do IR: prazo para envio de comprovantes de rendimentos está acabando - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Declaração do IR: prazo para envio de comprovantes de rendimentos está acabando

Informações usadas na declaração do Imposto de Renda devem ser divulgados por empresas e instituições financeira

Por Viviane Freitas | 16 fevereiro, 2022 - 10:59

Termina no próximo dia 28 de fevereiro o prazo para que empresas e instituições financeiras enviem aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado. As informações são usadas para preenchimento da declaração do IR (Imposto de Renda).  

Em 2022, o prazo previsto para começar a entrega da declaração por parte de pessoas físicas é dia 2 de março. O calendário oficial deve ser divulgado pela Receita Federal nos próximos dias.

Para envio dos dados, as empresas e instituições financeiras podem optar por e-mail, divulgar links para que as informações sejam baixadas na internet, ou fazer a divulgação em aplicativos para dispositivos móveis.

Os comprovantes de rendimento são importantes para que a Receita Federal possa cruzar dados e verificar se o contribuinte preencheu informações erradas, ou sonegou impostos.

Por isso, os documentos devem apresentar valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior e detalhar tudo o que foi descontado para a Previdência Social. A informação referente ao Imposto de Renda recolhido na fonte também deve estar presente no documento.

Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem ser informados, caso existam.

Aposentados e pensionistas   

Para o público devidamente inscrito no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), as informações estão disponíveis na internet. O documento está disponível na página Meu INSS ou por meio do aplicativo do instituto, disponível para sistemas Android e iOS.

O segurado deve digitar a mesma senha para consultar os demais extratos. Caso não tenha senha, basta seguir os passos informados pelo site.

Planos de saúde e fundos de pensão também devem fornecer comprovantes. Bancos e corretoras precisam informar a movimentação de todas as contas correntes e investimentos.

O que fazer com a declaração se o prazo não for respeitado?

Caso as empresas e instituições financeiras não disponibilizem os documentos no tempo previsto, o contribuinte deve procurar o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira.

Se o atraso persistir, a Receita Federal pode ser acionada. Em caso de erros ou de divergência de dados, é necessário pedir novo documento corrigido.

Caso a demora em receber os dados persista até o fim do prazo para declaração do IR, o contribuinte pode enviar versão preliminar da declaração e depois fazer declaração retificadora.

Mais Notícias
Dourados

Alan Guedes anuncia novo sistema de iluminação LED em Dourados

16 maio, 2024

Política

VÍDEO: Lula diz que abrigos no RS são “espécie de paraíso” para desabrigados pelas enchentes

16 maio, 2024

Brasil

VÍDEO: Filho grava pai trazendo doações durante alagamento no RS: “Isso sim que é pai”

16 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções