Por João Paulo Ferreira | 28 fevereiro, 2020 - 8:00
É comum nesse início de ano ver pessoas fazendo planos e estabelecendo metas para tentar conquistar uma vida mais saudável, seja com uma alimentação mais equilibrada, cortando excessos de açúcar e carboidratos, por exemplo, ou buscando praticar atividade física, mas o cotidiano muitas vezes coloca algumas “pedras no caminho” e, se não estamos atentos, acabamos negligenciando nossos desejos e sonhos, deixando de sermos os protagonistas da nossa própria vida.
Para conquistar algo que queremos muito, é preciso, além de estabelecer metas, ter muita determinação, afinal, mudar hábitos, não é tarefa fácil.
Exemplo disso, é começar uma atividade física. Para quem é sedentário e está há tempos parado, é mais difícil ainda, mas, se houver determinação, logo a rotina de exercícios começa a dar resultados e, com isso, vem a sensação de prazer e bem-estar.
O profissional de educação física Rafael Carrilho diz que antes de mais nada é importante procurar um médico cardiologista. “É importante fazer exames cardiológicos para ver se o indivíduo está apto a praticar uma atividade física e, só então, procurar um profissional de educação física para orientar nesse início, seja para começar em uma academia, treino funcional, crossfit ou qualquer outra atividade física”, pontua.
De acordo com o profissional, é interessante procurar uma atividade que lhe dê prazer, assim, o resultado é mais eficaz. “Nosso corpo gosta de fazer atividades que nos dão prazer. Não é à toa que amamos comer e não gostamos muito de nos alimentar corretamente, por exemplo. É muito mais efetivo começar com algo que gostamos, e então, com o tempo, ir migrando para atividades que não gostamos tanto, mas que são igualmente necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo”, explica.
Além de ser notória a melhora no ganho de força, de flexibilidade, perda de peso e definição dos músculos, a prática de atividade física regularmente gera também aumento da autoestima, diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, melhora da coordenação motora, equilíbrio e disposição para as atividades do dia a dia.
“Outro dia, uma aluna me disse que o seu cardiologista a elogiou muito, pois seus exames foram todos excelentes depois de iniciar uma atividade física, já alunos mais velhos comemoram o fato de melhorar sua autonomia para fazer coisas simples, do dia a dia, como amarrar o tênis sozinho, o que para eles, significa muito”, pontua Rafael.
Com todos esses benefícios proporcionados pela atividade física, vale à pena sair do sofá, escolher a modalidade que mais combina com você.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções