Por Viviane Freitas | 2 dezembro, 2021 - 12:46
Quarenta e sete dias depois de naufragar no Rio Paraguai, no Pantanal sul-mato-grossense, o barco “Cárcara” finalmente começou a ser retirado, nesta quarta-feira (1º). Conforme um dos representantes da Associação Amigos do Rio, proprietária da embarcação, apesar da preparação ter começado ainda na semana passada, as primeiras tentativas foram realizadas hoje.
“Contratamos uma empresa de Corumbá, a mesma indicada pela Marinha. Na semana passada, colocaram os ganchos por onde vai passar o cabo de aço. Hoje, já tentaram retirar”, relatou Antônio Pimenta Martins, um dos sócios-proprietários do barco.
No dia do acidente, 21 pessoas estavam a bordo do Cárcara, a maioria turista do Estado de Goiás. O grupo pescava em Corumbá, a 413 km de Campo Grande, e confraternizava com churrasco no momento em que um vendaval atingiu a região e fez o barco afundar. Ao todo, 14 pessoas foram resgatadas e sete morreram.
Um rebocador está no local e, inicialmente, as equipes vão arrastar a embarcação até à margem do rio. “A ideia é não oferecer mais risco para navegação. Se ele [o barco] flutuar, a gente vai analisar se vai compensar levar até o porto”, complementou um dos donos
Apuração
A embarcação naufragou no dia 14 de outubro e as investigações foram iniciadas pela Policia Civil no dia 18. A Marinha do Brasil também abriu inquérito para investigar as causas, que tinha duração estimada em 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais três meses.
Por parte da Marinha, o órgão pretende apurar as causas e responsabilidades do acidente, sob o ponto de vista da Autoridade Marítima e a apuração será feita por meio de Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN).
Confira o vídeo:
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções