Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Detran MS passa a adotar sistema de placas do Mercosul a partir de 3 de fevereiro - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Detran MS passa a adotar sistema de placas do Mercosul a partir de 3 de fevereiro

Objetivo é padronizar e facilitar a identificação de veículos nos países vizinhos e garantir mais segurança contra falsificação e fraudes

Por João Paulo Ferreira | 20 janeiro, 2020 - 14:46

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) vai aderir, a partir de 3 de fevereiro, ao novo modelo de placa de identificação de veículos, a chamada placa do Mercosul, que foi instituída em junho de 2019 por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O anuncio foi feito nesta segunda-feira (20), pelo diretor-presidente do órgão, Luiz Carlos da Rocha Lima e pelo representante da Comissão de Emplacamento, Ari Centurião.

Na última semana de janeiro, entre os dias 27 e 31, o serviço de emplacamento em todo o estado, tanto nas agências quanto nas empresas ficará indisponível, para a implantação do sistema das novas placas.

Quem precisará trocar

Veículos novos:

  • Primeiro emplacamento.

Veículos em circulação:

  • Troca de município e/ou estado;
  • Se as placas forem furtadas;
  • Se as placas forem danificadas.
  • Se precisar de segunda placa traseira para engates, reboques ou carroceria intercambiável.
  • Se o proprietário optar pela troca.

Objetivo

Segundo a resolução publicada pelo governo Federal em junho do ano passado, o objetivo da adoção deste novo modelo é padronizar e facilitar a identificação de veículos nos países vizinhos e garantir mais segurança contra falsificação e fraudes.

A autenticidade das novas placas poderá ser conferida pelos agentes de transito por meio de um sistema criado pela Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) de forma eficiente e ágil.

De acordo com o representante da Comissão de Placas do Detran-MS uma das mudanças é a garantia de qualidade do material utilizado oferecida pelo próprio fabricante de cinco anos. “As placas anteriores tinham apenas seis meses de garantia e caso houvesse qualquer problema com pintura ou desgaste do material, fora do prazo, o proprietário teria de se responsabilizar e arcar com os custos de uma nova placa”, explica o servidor.

Ainda segundo ele, uma outra placa pode ser solicitada em qualquer Estado, caso haja extravio, o que não ocorria antes.

Valor

O Detran-MS não informou quanto custará a nova placa. Os representantes do órgão apontaram somente que o estado tem sete empresas credenciadas e disponíveis para o processo de estampagem das placas, o que deverá favorecer o livre comercio já que, cada empresa está aberta a negociar seus próprios valores diretamente com o proprietário.

No interior do estado, haverá um prazo de 72 horas para que a empresa responsável pela placa e escolhida pelo proprietário, faça a entrega da mesma.

Com informações do site G1

Mais Notícias
Política

Livro orienta prefeitos eleitos sobre transição de gestão municipal

10 outubro, 2024

Esportes

Coxim sedia penúltima etapa do Festival de Praia 2024

10 outubro, 2024

Capital

VÍDEO: Furação de olho? Briga por “presente de Deus” em frente a presídio em Campo Grande viraliza nas redes

10 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções