Por João Paulo Ferreira | 5 maio, 2020 - 16:25
Hoje, 05 de maio é celebrado o Dia Mundial da Higienização das Mãos, data pouco lembrada em anos anteriores, mas que ganhou força esse ano por causa da pandemia da Covid-19. Um hábito que adquirimos desde muito cedo: lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro. Com a disseminação do novo coronavírus, a maioria das pessoas passou a valorizar essa simples ação.
Especialistas alertam que higienizando as mãos de forma correta é possível evitar que vírus, bactérias e germes cheguem ao nosso organismo, evitando assim muitas doenças. O recomendado é que se lave as mãos por, pelo menos, 20 segundos.
Caso não seja possível usar água e sabão, pode-se substituir os itens por álcool em gel 70%. O processo também deve durar, no mínimo 20 segundos.
Médico infectologista Dr. Maurício Pompilio recomenda: “Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel, pode evitar a contaminação pelo novo coronavírus, já que ao longo do dia tocamos muitos objetos que carregam microrganismos causadores dessa e de outras doenças”.
É importante atentar-se ao uso de acessórios como pulseiras e anéis. Para a higienização correta das mãos, é necessário retirar esses objetos, pois as bactérias, vírus e germes podem permanecer embaixo, já que o sabão e o álcool em gel não alcançarão determinadas regiões.
Um alerta importante! Em locais de uso coletivo, o sabonete em barra acumula água e dejetos, o que não é higiênico. Portanto, o sabonete líquido é o mais indicado nessa situação.
Quando higienizar as mãos:
-Ao chegar da rua;
-Antes da preparação de alimentos;
-Antes das refeições;
-Antes e após usar o banheiro;
-Depois de pegar em animais;
-Antes de pegar em bebês e crianças pequenas;
-Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções