Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Dia Mundial da Higienização das Mãos: hábito simples que salva vidas - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Dia Mundial da Higienização das Mãos: hábito simples que salva vidas

Hábito corriqueiro pode evitar a proliferação de diversas doenças, inclusive a Covid-19

Por João Paulo Ferreira | 5 maio, 2020 - 16:25

Hoje, 05 de maio é celebrado o Dia Mundial da Higienização das Mãos, data pouco lembrada em anos anteriores, mas que ganhou força esse ano por causa da pandemia da Covid-19. Um hábito que adquirimos desde muito cedo: lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro. Com a disseminação do novo coronavírus, a maioria das pessoas passou a valorizar essa simples ação.

Especialistas alertam que higienizando as mãos de forma correta é possível evitar que vírus, bactérias e germes cheguem ao nosso organismo, evitando assim muitas doenças. O recomendado é que se lave as mãos por, pelo menos, 20 segundos.

Caso não seja possível usar água e sabão, pode-se substituir os itens por álcool em gel 70%. O processo também deve durar, no mínimo 20 segundos.

Médico infectologista Dr. Maurício Pompilio recomenda: “Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel, pode evitar a contaminação pelo novo coronavírus, já que ao longo do dia tocamos muitos objetos que carregam microrganismos causadores dessa e de outras doenças”.

É importante atentar-se ao uso de acessórios como pulseiras e anéis. Para a higienização correta das mãos, é necessário retirar esses objetos, pois as bactérias, vírus e germes podem permanecer embaixo, já que o sabão e o álcool em gel não alcançarão determinadas regiões.

Um alerta importante! Em locais de uso coletivo, o sabonete em barra acumula água e dejetos, o que não é higiênico. Portanto, o sabonete líquido é o mais indicado nessa situação.

 Quando higienizar as mãos:

 -Ao chegar da rua;

-Antes da preparação de alimentos;

-Antes das refeições;

-Antes e após usar o banheiro;

-Depois de pegar em animais;

-Antes de pegar em bebês e crianças pequenas;

-Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 1,4 tonelada de maconha em ônibus que ia do Paraguai para Florianópolis

22 abril, 2024

Educação

Curso gratuito de informática básica é levado pela prefeitura à Aldeia Indígena Água Bonita

22 abril, 2024

Entretenimento

De Campo Grande, Hugo e Eduardo lançam nova música com Clara Barreto durante show em Goiânia

22 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções