Por João Paulo Ferreira | 7 maio, 2020 - 15:51
Desde que a chegada da Covid-19, doença declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), inúmeros protocolos de segurança e cuidados vão surgindo na tentativa de evitar ao máximo contaminação pelo novo coronavírus. Em áreas comuns os cuidados devem ser redobrados. Seja no trabalho, na rua e ou nos meios de transporte, toda dica é válida.
Considerados um meio de transporte, os elevadores são apontados como ambientes com grande potencial de contaminação. A orientação dos especialistas é evitar ao máximo o uso, mas na impossibilidade, seguir algumas recomendações é essencial para evitar a disseminação do novo vírus.
Confira as dicas:
– Não encoste nas paredes da cabine.
– Utilize lenço de papel descartável para acionar tanto o botão de chamada de pavimento como o botão de cabine.
– O lenço de papel também deve ser utilizado para abrir as portas de pavimentos, aquelas que são preciso puxar para entrar ou sair da cabine.
– Não deixar pertences no chão do elevador.
– O ideal é que os elevadores sejam higienizados a cada duas horas, seja ele de uso comercial ou residencial coletivo (caso de apartamentos).
– Utilize o elevador individualmente ou apenas com pessoas que morem no mesmo apartamento.
– Em caso de elevador cheio, aguarde a próxima “viagem” ou utilize as escadas, lembrando de evitar tocar nos corrimões. Se precisar fazer isso, utilize lenço de papel descartável.
– Ao sair do elevador, higienize as mãos imediatamente, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool em gel 70%.
Colocando essas dicas em prática, o risco se contaminação ao utilizar o elevador diminui muito. Lembre-se também de usar máscaras de tecido ao sair na rua e utilizar áreas comuns. Além disso, higienize as mãos adequadamente e com frequência.
Seguindo os protocolos de higienização, você estará protegendo a si mesmo e as pessoas que você ama.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções