Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Entra em vigor em Campo Grande lei que cobrará impostos de motoristas de aplicativos - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Entra em vigor em Campo Grande lei que cobrará impostos de motoristas de aplicativos

Curso obrigatório também será exigido; Despesas deverão acabar pesando no bolso do usuário do app

Por João Paulo Ferreira | 3 outubro, 2019 - 15:15

Entrou em vigor nesta quinta-feira (3) a lei que regulamenta o serviço de transporte de passageiros por aplicativos em Campo Grande. Empresas e motoristas terão 120 dias para se adequarem a legislação que estabelece, entre outros aspectos, a obrigatoriedade do pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (Issqn), necessidade de curso de capacitação para oferecer o serviço e da identificação do veículo utilizado.

Conforme a legislação, as empresas credenciadas para o serviço deverão ter CNPJ e inscrição municipal em Campo Grande, além de arquivar dados quanto à fiscalização de pelo prazo mínimo de 12 meses e compartilhar com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (Agetran) quando requisitados.

Outro destaque da legislação é que o credenciamento do motorista às empresas de aplicativo terá validade de 12 meses e a renovação feita com 30 dias antes do prazo do vencimento. Caso não cumpra a data, o credenciamento será suspenso imediatamente após o vencimento e cancelado após trinta dias no caso de não renovação.

Conforme a norma, as empresas terão liberdade para fixar o valor da viagem, mas o preço deverá ser disponibilizados aos passageiros por meio do aplicativo utilizado, antes do início da corrida. As informações e os critérios sobre o preço a ser cobrado e cálculo da estimativa do valor final também deverão estar disponíveis aos clientes.

Quanto ao cadastramento do motoristas, estes deverão atender requisitos como a formação específica em condução segura de veículos, atestada pela instituição reconhecida pelo Poder Público Municipal.

Esta capacitação terá conteúdo e carga horária definidos pela Agetran, os quais serão iguais ou inferiores ao conteúdo e carga horária aplicados ao curso de formação para transporte público individual de passageiro de táxi, podendo ser oferecidos pelas empresas de transporte por aplicativos, de forma gratuita e online.

Os motoristas terão que comprovar contratação de seguro que cubra acidentes pessoais a passageiros e quitação de Seguro Obrigatório (DPVAT), além de apresentar Certidão Negativa Criminal Estadual e Federal. Eles também deverão estar inscritos como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou apresentar inscrição de Microempresário Individual (MEI) e estar inscrito no cadastro mobiliário de Campo Grande.

Carros

Os veículos utilizados devem ser fabricados, no máximo, há oito anos, contados a partir da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV). Para prestar o serviço, também precisarão ter identidade visual mediante utilização de cartão de identificação do veículo em local visível sendo de 21 centímetros de diâmetro, contendo informações sobre o motorista. Esse material será fornecido gratuitamente pela Agetran.

Os motoristas que desobedecerem as regras serão punidos com multa simples ou diária, retenção ou remoção do veículo; recolhimento de documentos; interdição parcial ou total do estabelecimento ou atividades; cassação imediata do credenciamento e cassação da credencial.

Multas

A lei ainda ressalta que o motorista que descumprir poderá ser penalizados com multas, sendo a simples no valor de R$ 250, as médias de R$ 500, infrações graves chegam a mil reais, além da cassação da credencial e o recolhimento de documentos exigidos por esta legislação.

Mais Notícias
Esportes

Operário confirma permanência de Leocir Dall’Astra e divulga Comissão Técnica para 2025

22 novembro, 2024

Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções