Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Exercitar-se na gestação garante benefícios para a mãe e o bebê - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Exercitar-se na gestação garante benefícios para a mãe e o bebê

Algumas atividades podem ser feitas em casa enquanto a pandemia da Covid-19 não passa

Por João Paulo Ferreira | 14 abril, 2020 - 8:29

Exercitar-se é uma indicação para qualquer pessoa devido aos inúmeros benefícios que eles proporcionam tanto ao corpo como à mente das pessoas e, durante a gravidez, não é diferente. Praticar exercícios nesse período resulta em melhor qualidade de vida e bem-estar tanto para a mamãe quanto para o bebê que ainda vai nascer.

Entre os exercícios mais indicados para as gestantes estão o yoga, exercícios respiratórios, alongamentos, além de caminhadas e hidroginástica. E o melhor é que alguns deles podem ser feitos inclusive, sem sair de casa, especialmente nesse período de pandemia da Covid-19, onde muitas gestantes tiveram suas atividades suspensas em clínicas, academias e estúdios para evitar o contágio pela aglomeração de pessoas.

Outro efeito bastante positivo e essencial em meio ao momento difícil enfrentado pela população mundial por conta do novo vírus, é que os exercícios ajudam a reduzir o estresse, a ansiedade e a acalmar os nervos, até porque a própria gestação já ocasiona uma série de mudanças hormonais nas mulheres.

A fisioterapeuta Thais Jabrayan explica que a prática de exercícios gera conforto durante a gravidez, no parto e contribui com um pós-parto mais rápido. “Os exercícios são fundamentais durante a gestação, pois auxiliam na redução do inchaço, melhora da respiração, ameniza dores nas costas e fortalece a musculatura para o trabalho de parto. Além disso, ajuda na redução do risco de pré-eclâmpsia, melhora o funcionamento do intestino, ajuda no controle da glicemia em gestantes com diabetes, diminui o risco de depressão pós-parto e de parto prematuro e evita ainda a obesidade gestacional”, especifica.

Thais destaca que o mesmo bem-estar gerado na mãe durante a prática das atividades físicas é sentido também pelo bebê ainda está na barriga.

Segundo ela, é indicado fazer exercícios ao menos três vezes na semana, durante 40 minutos. O ideal é ter uma alimentação leve e saudável antes de qualquer atividade física e hidratar-se bem antes, durante e após o treino.

De acordo com a fisioterapeuta, é aconselhável obter a liberação prévia do médico para iniciar qualquer atividade física. “Qualquer gestante pode realizar exercícios, porém, é necessário a autorização do médico obstetra, que faz o pré-natal, pois existe casos que necessitam de uma atenção mais especial”, pontua.

Para a mamãe que não sabe por onde começar, vai aí uma dica de exercícios para respiração:

1-Sente-se com os pés bem apoiados no chão e as costas confortáveis, prestando bastante atenção na região lombar. As duas mãos devem ficar pousadas sobre o tórax.

– Inspire pelo nariz, depois, expire lentamente pela boca. Repita este exercício cinco vezes.

2 – Ainda sentada, com os pés bem apoiados no chão e as costas confortáveis, deixe as mãos agora na região abdominal, abaixo dos seios.

– Puxe o ar lentamente, percebendo que as mãos se afastam ligeiramente. Expire também devagar, notando as mãos se reaproximarem. Repita este exercício cinco vezes.

Mais Notícias
Brasil

Humorista Ary Toledo morre aos 87 anos

12 outubro, 2024

Esportes

VÍDEO: Pescadora fisga jaú gigante e comemora conquista no Rio Dourados

10 outubro, 2024

Política

Livro orienta prefeitos eleitos sobre transição de gestão municipal

10 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções