Por Viviane Freitas | 16 maio, 2022 - 10:56
A madrugada desta segunda-feira (16) foi marcada pelo primeiro e único eclipse total da Lua de 2022. O fenômeno, também chamado de “Lua de Sangue” porque o satélite ficou com um tom avermelhado, foi registrado pelos moradores de Mato Grosso do Sul.
O eclipse total acontece quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados. Com isso, a sombra da Terra é projetada na Lua.
O evento chegou em sua totalidade entre 22h e 1h [horário local] e é chamado de ‘Lua de sangue’. A sombra encobriu completamente o disco lunar, e a Lua ficou avermelhada, isso porque não tivemos a incidência direta da luz do Sol no nosso satélite natural.
A madrugada foi gelada em Mato Grosso do Sul, mas isso não impediu que os admiradores da lua ficassem acordados durante a madrugada para observar a ‘Lua de Sangue’ e o eclipse lunar. Confira as imagens feitas por moradores sul-mato-grossenses:
O eclipse total da Lua ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra em um alinhamento entre Sol, Terra e Lua. Este é um belo fenômeno para ser observado. Afinal, no eclipse lunar total o satélite natural da terra fica com a coloração avermelhada, é a chamada Lua de Sangue.
Quando um corpo extenso, como o Sol, ilumina outro corpo extenso — no caso, a Terra —, ocorrem duas regiões de sombra: a penumbra e a umbra. Quando totalmente escura, sem nenhuma luminosidade, essa sombra é a umbra; quando recebe luz em alguns pontos, essa sombra, um pouco mais clara, é a penumbra.
O próximo eclipse total da Lua que poderá ser visto nessas circunstâncias aqui no Brasil será somente de 25 para 26 de junho de 2029.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções