Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Governo de MS inicia viagem de 2,5 mil km em expedição na Rota Bioceânica - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Governo de MS inicia viagem de 2,5 mil km em expedição na Rota Bioceânica

A ponte, com previsão de inauguração até o final de 2025, está em andamento nos dois lados do Rio Paraguai

Por Viviane Freitas | 27 novembro, 2023 - 10:04

Reprodução

A caravana da III Expedição da Rila – Rota de Integração Latino-americana visitou as obras da ponte da Rota Bioceânica no lado paraguaio neste sábado, 25 de novembro. A ponte, com previsão de inauguração até o final de 2025, está em andamento nos dois lados do Rio Paraguai, com 40% das obras concluídas.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, representando o governador Eduardo Riedel, conversou com o prefeito da cidade de Carmelo Peralta sobre os desafios e demandas da região. Verruck destacou a preparação de Carmelo Peralta para a Rota Bioceânica, incluindo o fortalecimento dos municípios, reuniões municipais e apoio do governo federal.

O secretário também mencionou melhorias internas na cidade, como a criação de uma via à beira do Rio Paraguai. Carmelo Peralta é conhecido por produzir a leguminosa pangamia, utilizada na produção de biodiesel, com um projeto significativo gerando mais de 150 empregos.

A construção da ponte mudou o cenário econômico do município, com o desenvolvimento de um núcleo industrial e grandes empresas adquirindo áreas na região em função dos investimentos da Rota Bioceânica. A administração da cidade paraguaia expressou preocupações com a segurança devido ao esperado aumento do fluxo migratório e destacou a necessidade de preparação para esse cenário.

Jaime Verruck ressaltou a importância da ponte para viabilizar a Rota Bioceânica rodoviária, conectando o Oceano Atlântico ao Pacífico, com Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, como ponto de saída do Brasil. A ponte, construída por um consórcio binacional sob administração paraguaia da Itaipu, está 40% concluída e prevista para ser finalizada no final de 2025, com um custo estimado de US$ 85 milhões.

A III Expedição da RILA, composta por mais de 30 veículos e mais de 100 participantes, incluindo a prefeita da Capital, Adriane Lopes, e empresários, acompanha o primeiro embarque oficial de mercadorias produzidas em Mato Grosso do Sul, 12 toneladas de carne congelada e desossada bovina do grupo JBS. A caravana verificará as condições da rodovia e os avanços nas áreas de Aduanas e Autoridades Intervenientes de comércio exterior no trajeto. O encontro com a carga está programado para 28 de novembro.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções