26/02/2021



Governo do Estado suspende pontos facultativos do Carnaval no Mato Grosso do Sul

Medida visa evitar aglomerações durante feriado e reduzir a disseminação do novo coronavírus

Por Redação - 28/janeiro/2021 - 16:44 | 0 comentários
Cotidiano


O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, antecipou na manhã desta quinta-feira (28), que o governo do estado vai suspender os pontos facultativos para o período de Carvanal, o que inclui a segunda (15), terça (16) e manhã de quarta (17).

A medida, segundo Resende, visa evitar aglomerações e a mobilidade social tão intensa no período, com uma maneira de tentar reduzir a disseminação do novo coronavírus.

Somente nesta quinta-feira, o estado confirmou mais 791 casos e 23 mortes por Covid-19. Com esse números, o estado atingiu 159.131 infectados pelo novo coronavírus e 2.871 óbitos pela doença.

Janeiro, mesmo se ter terminado, já é tem o segundo maior número de casos e de mortes desde o começo da pandemia.

No mês foram 25.370 contaminados pelo coronavírus. A quantidade é superada apenas pelos registros de dezembro, 34.700.

A quantidade de mortes totalizada na parcial do primeiro mês do ano, 492. No último mês do ano passado foram 584.

O estado tem 9.462 casos ativos de Covid. Estão em isolamento domiciliar 8.940. Outras 522 pessoas estão hospitalizadas, sendo 253 em leitos de terapia intensiva.

A taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva públicos é de 74%.

Além de tentar evitar um aumento da contaminação pelo vírus, o secretário de Saúde diz que a medida também serve para tentar evitar que chegue ao estado uma nova cepas do coronavírus, como a que foi detectada em Manaus, no Amazonas.

“Queremos evitar aglomerações e a mobilidade social tão intensa como a que se verifica em ujm feriado prolongado e evitar, inclusive, que as pessoas que vão a outras unidades da federação onde já estão presentes essa variante, essa cepa do coronavírus, para que elas não possam nessa mobilidade trazer essa cepa para Mato Grosso do Sul”.

O secretário comentou, entretanto, que está em investigação um caso suspeito de um paciente que está com Covid-19 e que pode estar contaminado com a cepa do vírus encontrada em Manaus.

Apesar de já anunciada pelo secretário de Saúde a suspensão dos pontos facultativos no Carnaval ainda não havia sido oficializada com publicação no Diário Oficial até a última atualização da reportagem.


Deixe um Comentário




Veja também