Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Governo vai beneficiar 143 mil famílias carentes com suspensão de cobrança de ICMS da conta de luz
Destaques
Cotidiano

Governo vai beneficiar 143 mil famílias carentes com suspensão de cobrança de ICMS da conta de luz

Iniciativa é mais uma das ações implementadas pelo Executivo estadual para tentar minimizar os impactos da pandemia da covid-19

Por João Paulo Ferreira | 10 abril, 2020 - 11:00

O governo de Mato Grosso do Sul vai suspender a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por três meses – de abril a junho – das faturas de energia elétrica dos consumidores do estado que são beneficiários da tarifa social. A iniciativa é mais uma das ações implementadas pelo Executivo estadual para tentar minimizar os impactos da pandemia da covid-19.

Segundo o governo do estado, serão beneficiadas com a medida 143 mil famílias de baixa renda. Com a medida, deixarão de ser arrecadados pelo estado cerca de R$ 5 milhões em ICMS.

A medida adotada pelo governo sul-mato-grossense foi uma contrapartida a medida provisória (MP) publicada pelo governo federal na quarta-feira (8), que isentou os consumidores de baixa renda do pagamento das contas de energia.

A MP foi antecipada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante um pronunciamento em rede nacional e prevê que os consumidores que utilizam até 220 quilowatts-hora (kWh) por mês e que estejam incluídos na tarifa social terão 100% de desconto na tarifa entre 1º de abril e 30 de junho deste ano.

A Energisa, concessionária que atende 74 municípios de Mato Grosso do Sul, considerou acertada a decisão do governo federal de subsidiar o consumo de energia elétrica dos consumidores de baixa renda, como medida de enfrentamento a crise humanitária provocada pelo coronavírus.

Veja abaixo a íntegra da nota da concessionária:

A Energisa considera extremamente acertada a decisão do governo federal de subsidiar o consumo de energia elétrica de consumidores de baixa renda cadastrados no programa de Tarifa Social. Tal medida é defendida pela empresa desde o primeiro momento da crise humanitária causada pela Covid 19 por ter fácil implementação e alcançar diretamente uma categoria de consumidores vulneráveis, já mapeados em todo o país.

Em Mato Grosso dos Sul são 143 mil famílias já cadastradas na tarifa social de energia elétrica.

A distribuidora alerta, porém, que o subsídio previsto na Medida Provisória impacta apenas o consumo de energia elétrica. Sobre o ICMS, o governo do estado confirmou à concessionária que irá isentar dessas famílias e sobre a taxa de iluminação pública, a Assomasul fez uma recomendação a todas as prefeituras para que também seja isento.

A Energisa esclarece ainda que aguarda as orientações da Agência Nacional de Energia Elétrica sobre os detalhes da aplicação da medida. Eles serão informados à população assim que estiverem disponíveis.

Mais Notícias
Polícia

VÍDEO: Homem é assassinado pelo cunhado durante discussão sobre internação compulsória em Maracaju

6 dezembro, 2024

Capital

Dono de moto furtada e policial prendem ladrão no Jardim Carioca

6 dezembro, 2024

Capital

VÍDEO: Assaltantes invadem loja no Santa Luzia e causam prejuízo de R$ 55 mil

6 dezembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções