Por Viviane Freitas | 23 fevereiro, 2022 - 11:19
Iracy Rego Gomes, de 71 anos, foi uma das estudantes aprovadas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCEEJA, realizado em 2021. Dessa forma, Iracy conquistou o tão sonhado certificado de conclusão do Ensino Médio, que ficou em segundo plano ao longo da vida.
Quando tinha apenas nove anos de idade, estudou por seis meses em uma fazenda, onde aprendeu a ler e escrever. Aos 49, retornou aos estudos e concluiu o ensino fundamental. Mas, por questões familiares, só conseguiu finalizar o ensino médio em 2021.
Iracy foi recebida pela Secretária de Estado de Educação, Cecília Motta, na manhã desta sexta-feira (18). Ela estava acompanhada das três filhas, que são professoras.
“Irreverente para a época, me identifico com Iracy, pelo seu pioneirismo, quebra de paradigmas, na minha cidade fui a primeira mulher a pilotar uma moto, quando chegava na escola em uma moto era um alvoroço, poucos tinha um veículo, imagina uma mulher”, lembra secretária.
A idosa foi pioneira na cidade de Aquidauana, onde morava, ao pilotar motocicleta para ir trabalhar. Além disso, foi a primeira radialista da cidade, atuando por 31 anos na rádio difusora de Aquidauana.
Aos 71 anos Iracy continua ativa, trabalhando como líder de excursão com mais de 30 anos de experiência, com destinos em cidades turísticas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Paraná. O layout de suas excursões é produção sua, onde divulga nas redes sociais.
Em Mato Grosso do Sul, dos estudantes que fizeram a prova no Ensino Médio, 1.331 pediram a certificação pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e 825 foram aprovados parcialmente. Já no Ensino Fundamental, 679 estudantes foram certificados pela Secretaria de Estado de Educação e 528 foram aprovados parcialmente.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções