Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Idosos precisam de atenção redobrada para evitar a Covid-19 - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Idosos precisam de atenção redobrada para evitar a Covid-19

Nessa fase da vida, a doença torna-se muito mais agressiva

Por João Paulo Ferreira | 1 abril, 2020 - 17:36

A prevenção contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que se expande rapidamente em todo o mundo depende de todo cidadão para ser evitada. No entanto, é preciso um cuidado especial com os idosos, já que, geralmente, a doença atinge o grupo com mais gravidade.

De acordo com especialistas, isso ocorre porque o sistema imunológico dessas pessoas sofre alterações ao longo da vida, além de muitos serem portadores de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e asma, tornando seu organismo mais frágil para reagir a infecções.

Por isso, algumas orientações são de extrema importância para resguardar os idosos nesse período de pandemia.

Vacina – Embora a vacina contra a influenza não impeça o contágio do novo coronavírus, ela é essencial para mantê-los longe da gripe, o que seria um fator de agravamento para pessoas já vulneráveis.

Dentro de casa – Se possível, manter-se um pouco mais afastado dos demais moradores da residência, por pelo menos 1,5 metro e, se o contato físico for realmente indispensável, lavar bem as mãos com água e sabão ou utilizar o álcool gel para higienizá-las. Isso vale tanto para familiares que residem na mesma casa quanto para cuidadores dos idosos.

Doenças de base – Fazer o uso correto das medicações prescritas pelo médico assistente, verificar se está fazendo o efeito desejado, manter a doença controlada também é muito importante.

Ligações – Para não deixar os idosos sem nenhum contato com familiares e amigos, as visitas podem ser substituídas por ligações telefônicas, assim eles se sentirão cuidados e poderão matar um pouco a saudade gerada pelo isolamento social.

Além dessas dicas, manter o ambiente ventilado, as mãos sempre higienizadas, uma alimentação saudável e, se possível, fazer alguma atividade física, como alongamento, são essenciais.

Vale lembrar que apesar dos idosos fazerem parte do grupo de maior risco da Covid-19, os mais jovens não estão imunes, portanto, é de extrema importância seguir as orientações do Ministérios da Saúde e das secretarias de saúde para prevenir o contágio da doença.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções