Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Incêndios aumentam 674% no Pantanal e MS recebe ajuda de MT e DF para conter fogo - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Incêndios aumentam 674% no Pantanal e MS recebe ajuda de MT e DF para conter fogo

Queimadas teriam sido causadas por humanos e se alastraram devido a condições climáticas

Por João Paulo Ferreira | 21 abril, 2020 - 8:09

O município de Corumbá, na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, enfrenta uma grande preocupação com incêndios. Entre março e abril de 2020, a cidade registrou 751 focos de queimadas, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No mesmo período, em 2019, foram registrados 97, o que representa um aumento de 674% nos casos neste ano.

De acordo com o presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Ângelo Rabelo, que está combatendo o fogo na região, o aumento nos números se deve a falta de lógica e bom senso no manejo do fogo.

“Esses incêndios estão se espalhando agora, mas tem origem há 20, 30 dias e por diferentes interesses, como acampamento de pescadores, fazendas manejando fogo na hora errada, queima de áreas para fazer roça. Não tem apenas um culpado, são vários que deixaram de considerar as condições climáticas para chegarmos na situação atual” afirma.

Ainda conforme o presidente do IHP, pelo menos 12 homens estão na frente de combate. Com o avanço do incêndio, os brigadistas ganharam o apoio do Instituto Chico Mendes (ICMBio), que conseguiu mobilizar um helicóptero da Marinha para o transporte até pontos de difícil acesso. Aeronaves de Distrito Federal e Mato Grosso, disponibilizadas em parceria realizada pelo Governo do Estado também tentam combater de 200 a 300 focos de fogo na região e auxiliam o Corpo de Bombeiros.

A maioria dos focos de incêndio está na região da Baía Vermelha, próxima ao Parque Nacional do Pantanal sul-mato-grossense, local considerado patrimônio mundial natural pela Unesco. Além da perda da biodiversidade, a preocupação do IHP é com a segurança das cerca de 70 famílias que vivem na região. Ainda não há estimativa da área atingida pelo fogo e nem previsão para o fim do combate às queimadas.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 1,1 tonelada de maconha em Ivinhema

23 abril, 2024

Capital

Prefeitura de Campo Grande inicia instalação de energia elétrica na comunidade Mandela

23 abril, 2024

Capital

Funcionária pública de Campo Grande morre após complicações de acidente de trânsito no Paraná

23 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções