Por Viviane Freitas | 11 agosto, 2022 - 10:29
A última superlua do ano ficará visível ainda nesta semana, quando o satélite será totalmente iluminado pelo sol. Quem quiser assistir ao fenômeno deverá observar o céu na noite da próxima quinta-feira (11).
Conhecida como superlua de “Esturjão”, devido agosto ser a época em que esses raros peixes costumavam aparecer com mais frequência em lagos, o satélite poderá ser melhor observado por volta das 17h30, período em que o céu estará mais colorido, deixando a experiência ainda melhor. Neste horário, o sol estará se pondo e, logo após, a lua nascendo.
Caso as nuvens ou mau tempo não atrapalhem, em Mato Grosso do Sul os moradores poderão observá-la a partir das 17h40 e 18h. O ideal é notar logo no início do surgimento no céu, momento que o satélite está mais iluminado no horizonte.
Neste ano, o fenômeno pôde ser acompanhado nos dias 14 de junho – superlua de Morango – e 13 de julho – superlua dos Cervos. Todos os nomes são associados à época.
Cientistas alegam que a superlua pode ficar cerca de 5,5% maior e até 11,3% mais brilhante do que uma lua cheia normal. No entanto, o fenômeno pode ser ainda maior. Em 2011, por exemplo, a lua chegou a ficar 356 577 quilômetros distante da Terra. Ou seja, ela apareceu 7,94% maior e 16,52% mais brilhante que o habitual.
Superluas ocorrem quando a lua está em seu ponto perigeu – ponto da órbita de um satélite que se encontra mais próximo do astro que orbita.
10 outubro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções