Por João Paulo Ferreira | 11 abril, 2020 - 11:04
Mato Grosso do Sul completa neste sábado (11), 100 casos de covid-19. De sexta-feira (10), até às 10h (de MS) de hoje, foram confirmados três novos pacientes: dois em Campo Grande e um em Paranaiba. O governo do estado volta a fazer apelo: “Se querem ajudar, fiquem em casa”, disse o secretário de estado de saúde, Geraldo Resende.
De acordo com os dados divulgados neste sábado, a situação de Mato Grosso do Sul é a seguinte:
Segundo a secretária-executiva, Cristina Maymone, um dos casos novos de covid-19 em Campo Grande é de uma mulher de 48 anos que esteve no Rio de Janeiro e de um homem de 32 que teve contato com caso confirmado. Ambos estão em isolamento.
O terceiro novo caso é de uma idosa de 75 anos, de Paranaíba, no leste do estado, divisa com Minas Gerais. Ela está internada e é investigada a origem da doença.
Do total de casos confirmados de covid-19, 37 estão em isolamento em casa; 37 sem sintomas e 14 internados. Das internações, 5 são em leitos públicos, sendo 3 em UTI. Nos hospitais privados estão 9 pacientes, sendo 7 em UTI. Dez pessoas já tiveram alta.
Conforme Cristina Maymone, a curva de casos está “exponencial”. “A curva está ascendente. O que é bem preocupante para os próximos 15 dias. É fundamental o distanciamento social para que a curva não se multiplique 10 vezes e esgote o sistema de saúde. É importante o isolamento social”.
O secretário de saúde explica que Mato Grosso do Sul está na última posição no ranking de isolamento social. “É muito ruim. Daqui duas, três semanas, vamos ver o resultado do isolamento. Se nós vacilarmos, será muito grave. Os serviços de saúde de Mato Grosso do Sul não estão preparados para o grande número de casos que poderá haver se houver pouca adesão de isolamento”.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções