Por Viviane Freitas | 3 maio, 2022 - 15:31
Uma menina de três anos morreu na última sexta-feira (29) após ser picada por um escorpião em sua residência no município de Paranaíba, a 375 km de Campo Grande. A criança tomou oito doses do soro antiescorpiônico, mas precisou ser intubada. Ela entrou na última quinta-feira, mas faleceu às 7h do outro dia.
No mesmo dia em que a menina morreu, outra criança também precisou de atendimento médico após ser picada por escorpião. A criança, com dois anos de idade, foi estabilizada e transferida para a Capital.
Cuidados – Os animais peçonhentos, como os escorpiões, aranhas e lagartas, estão cada vez mais presentes no meio urbano, adaptados ao ambiente do homem devido ao crescimento acelerado dos grandes centros. Por isso, é preciso que toda a população, inclusive das grandes cidades, saiba quais medidas adotar para evitar acidentes e mortes por envenenamento.
No ambiente urbano, para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação é de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los.
Nas áreas externas, as principais dicas são manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Nas casas que possuem gramado, ele deve ser mantido aparado. Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção, e nas atividades de jardinagem. Com informações do RCN 67.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções