Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Moradores do Mandela são isentos de pagar prestações de casas construídas após incêndio - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Moradores do Mandela são isentos de pagar prestações de casas construídas após incêndio

Incêndio de grandes proporções destruiu 150 barracos em novembro, deixando moradores sem residência

Por Viviane Freitas | 22 dezembro, 2023 - 10:08

Foto: CBMMS

A Agehab (Agência Popular de Habitação do Estado de Mato Grosso do Sul) anunciou nesta sexta-feira (22) a isenção da contraprestação mensal para os moradores da Favela do Mandela, referente às futuras unidades habitacionais que serão construídas para atender a população.

Um incêndio de grandes proporções, ocorrido em 16 de novembro, destruiu 150 moradias na comunidade localizada no bairro Isabel Garden, em Campo Grande. Como resultado, dezenas de famílias ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para abrigos ou receberam barracas do exército para se protegerem do sol e da chuva.

A Lei Nº 6.177/2023, publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, estabelece a isenção da contraprestação da participação financeira mensal para os moradores do Mandela ou de outras comunidades que estejam em assentamentos precários em todo o território sul-mato-grossense. Este valor normalmente é destinado a reembolsar os investimentos aplicados para recomposição dos recursos do FEHIS (Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social), e a lei entra em vigor a partir de hoje.

A isenção será concedida a quem não seja titular de outro imóvel ou beneficiário de programas habitacionais em âmbitos municipais, estaduais ou federais.

Além disso, o Governo do Estado publicou também nesta sexta-feira (22) a Lei Nº 6.178/2023, que prevê a isenção da contrapartida financeira mensal para os beneficiários de programas habitacionais destinados à construção de imóveis para a população de baixa renda, desde que a renda mensal bruta esteja enquadrada no Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa Urbano 1.

Para ser elegível à isenção, o beneficiário não pode possuir outro imóvel em seu nome nem ter sido contemplado em outros programas habitacionais. A medida se aplica aos imóveis contratados a partir de 2024 e beneficiará aqueles que atendam aos seguintes critérios:

  • Recebam benefício de Prestação Continuada (BPC) ou do Programa Bolsa Família, ou de outros que venham a substituí-los;
  • Tenham perdido o único imóvel devido a situação de emergência ou calamidade, formalmente reconhecida pelos órgãos competentes;
  • Tenham construído unidade habitacional em terreno de propriedade da família.
Mais Notícias
Dourados

Alan Guedes anuncia novo sistema de iluminação LED em Dourados

16 maio, 2024

Política

VÍDEO: Lula diz que abrigos no RS são “espécie de paraíso” para desabrigados pelas enchentes

16 maio, 2024

Brasil

VÍDEO: Filho grava pai trazendo doações durante alagamento no RS: “Isso sim que é pai”

16 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções