Por João Paulo Ferreira | 1 abril, 2020 - 9:16
A deficiência de alguns nutrientes no organismo acarreta na diminuição da imunidade (proteção natural do corpo para evitar que fiquemos doentes), na possibilidade de pegar infecções e pode afetar, inclusive, a saúde mental. Mas, saiba que algumas mudanças de hábitos, contribuem muito para o aumento da imunidade.
Em tempos de coronavírus, manter as defesas naturais do nosso organismo é essencial, embora não signifique que, com isso, seja possível nos mantermos longe da Covid-19. Mas, mesmo que não impeça a contaminação, ter a imunidade em dia é indispensável para ajudar na luta contra a infecção e na recuperação de quem contrair a doença.
A nutricionista Renata Benitez traz dicas para aumentar a imunidade do corpo. “Se alimentar de frutas, verduras e legumes diariamente é essencial para quem tem a imunidade baixa. Se buscarmos sempre a reeducação alimentar como um hábito diário, teremos nesses alimentos todos os nutrientes necessários para manter a imunidade do organismo”, fala, lembrando que um nutriente necessita do outro para a absorção correta.
Para mudar, gradativamente a rotina de alimentação na busca pelo aumento da imunidade, o conselho da nutricionista é começar aos poucos. “Alimentação saudável começa a cada refeição, os detalhes fazem toda a diferença. Eu sempre sugiro aos meus pacientes que iniciem de uma forma leve, não adianta impor nada, inicie buscando uma qualidade melhor nos alimentos, depois comece a se policiar na quantidade ou vice e versa”, comenta.
A saúde mental é outro fator influenciado pela qualidade da alimentação. As vitaminas D e o magnésio, por exemplo, ajudam na saúde do cérebro e na defesa do corpo. “Tente levar a vida mais leve, já existem estudos que mostram que a absorção dos nutrientes é melhor quando estamos mais alegres e sorridentes. É um prazer o ato de se alimentar, só precisamos alinhar prazer a uma boa alimentação, o segredo está no dia a dia, não apenas na segunda feira, como muitos fazem, todo dia é dia de reeducar a alimentação”, explica Renata.
A nutricionista ressalta que associado à alimentação saudável é indispensável manter outras mudanças de hábitos, como evitar bebidas alcoólicas e o consumo de cigarros, diminuir o estresse, dormir bem e praticar atividade física regularmente.
É interessante mantermos o hábito saudável, assim se alguma patologia se instalar, a resposta terapêutica será melhor, estaremos mais preparados. A alimentação está sim ligada ao nosso psicológico, é através da nossa mente que comandamos nosso corpo e a imunidade é nossa melhor amiga. Podemos ajudá-la com apenas algumas mudanças na nossa rotina. O resultado será acordar e dormir mais disposto e evitar algumas doenças virais”, finaliza.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções