Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Netflix perde assinantes pela primeira vez em dez anos - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Netflix perde assinantes pela primeira vez em dez anos

Crescimento da concorrência e compartilhamento de senhas entre usuários da Netflix são os maiores ofensores do trimestre; ações caem 25% no after-market

Por Viviane Freitas | 20 abril, 2022 - 15:31

A Netflix divulgou, nesta terça-feira (19), o relatório financeiro para o primeiro trimestre de 2022. O resultado vem abaixo do esperado e revela a perda de 200 mil assinantes no período — trata-se da primeira queda em usuários pagantes que o serviço registra em uma década. Segundo a empresa, os maiores ofensores foram o compartilhamento de senhas entre usuários que dividem contas e o aumento da concorrência.

Depois de anos de glória, a Netflix está vendo seu crescimento em receita desacelerar “consideravelmente”, como explica a companhia na carta a investidores. A empresa registrou US$ 7,87 bilhões, mas a previsão de Wall Street era de US$ 7,93 bilhões. No fim das contas, foi um crescimento de 10%. Já o lucro líquido teve queda de 6,4% em relação ao mesmo período de 2021, resultando em US$ 1,6 bilhão.

Vale lembrar que, no último trimestre, já estava em vigor o aumento de planos do serviço em mercados importantes, como os Estados Unidos e o Canadá, mas cerca de 600 mil assinantes deixaram a plataforma devido à alta nos preços.

Taxa para compartilhamento de contas

Segundo a empresa, apesar de ter uma alta penetração em domicílios, boa parte das famílias que assistem a conteúdos da Netflix ainda compartilham contas estando em residências diferentes. A estimativa é de que mais de 100 milhões de lares adicionais usem a Netflix sem pagar. Esse cenário, junto à concorrência, estaria “criando ventos contrários ao crescimento da receita”.

Tudo isso acontece após um período forte para a categoria como um todo, que era impulsionada pelas medidas de isolamento social — quando as pessoas encontravam no streaming uma das únicas opções de entretenimento em meio à pandemia.

Não à toa, a Netflix começou a testar em março uma taxa extra para usuários que dividem suas senhas com outras pessoas. A medida gerou polêmica entre usuários, e até mesmo o Procon-SP entrou na história, pedindo explicações à empresa sobre como seriam os parâmetros usados para identificar o compartilhamento de contas.

Outra opção cogitada para melhorar os resultados financeiros é a adição de anúncios à plataforma. O CFO Spencer Neumann disse que a inclusão de propagandas não ocorrerá de imediato, mas que essa não é uma ideia descartada.

Netflix prevê perda de 2 milhões para o 2º trimestre

Os sinais de desaceleração já eram visíveis no início do ano, durante a apresentação dos resultados do último trimeste de 2021 — entretanto, na ocasião, a Netflix manteve o tom otimista, projetando 2,5 milhões de novos assinantes para o primeiro tri de 2022. Agora, o cenário é diferente: a empresa acredita que pode perder até 2 milhões de assinantes no segundo semestre.

Além dos motivos citados anteriormente, a guerra na Ucrânia também teve impacto no resultado apresentado hoje, e deve continuar afetando a plataforma nos próximos meses: a Netflix perdeu 700 mil assinantes ao suspender seus serviços na Rússia, como parte das sanções aplicadas ao país invasor.

Com o anúncio desta terça, as ações da Netflix caíram até 25% na Nasdaq (NY) após o fechamento do mercado. Outras empresas que prestam serviço de streaming também tiveram queda, incluindo Disney, Spotify e Roku, como reporta a CNBC.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções