Por Viviane Freitas | 23 janeiro, 2024 - 15:10
A construção da Ponte da Bioceânica, que ligará Porto Murtinho, no Brasil, a Carmelo Peralta, no Paraguai, alcançou 43,6% de conclusão, conforme balanço divulgado pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC) nesta semana.
Essa ponte desempenha um papel crucial na viabilização da Rota Bioceânica rodoviária, uma megaestrada que conectará o oceano Atlântico ao Pacífico, no Chile, tendo Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, como ponto de partida no Brasil.
A Rota Bioceânica, de acordo com estudos da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), tem o potencial de reduzir em mais de 9,7 mil quilômetros a rota marítima nas exportações brasileiras para a Ásia. Em viagens à China, por exemplo, a redução de tempo pode chegar a 23%, aproximadamente 12 dias a menos.
Esse ganho logístico não apenas aumenta a competitividade dos produtos sul-mato-grossenses e brasileiros, mas também impulsiona a comercialização entre os quatro países ao longo da rota: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, promovendo ainda a integração cultural e o turismo.
A ponte está sendo construída por um consórcio binacional, com investimento de R$ 575,5 milhões da administração paraguaia da Itaipu. Com uma extensão de 1.294 metros, a estrutura compreende dois viadutos de acesso em ambos os lados e uma parte estaiada com 632 metros sobre o rio Paraguai, incluindo um vão central de 350 metros.
A ordem de serviço foi emitida em 13 de dezembro de 2021, e o consórcio Pybra, formado pelas empresas Tecnoedil Construtora (Paraguai), Cidade Ltda e Paulitec Construções (Brasil), projeta a conclusão das obras no primeiro semestre de 2025.
No estágio atual das obras, o foco está nas lajes dos viadutos de acesso e na fabricação de pré-lajes que serão colocadas sobre as vigas já montadas. Além disso, a fase de reforço dos dois pilares no lado paraguaio está prestes a começar, uma técnica complementar para estabilizar e fortalecer a estrutura da ponte.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções