Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Para evitar aglomeração, prazo para obtenção de medicamentos do Programa Farmácia Popular é ampliado - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Para evitar aglomeração, prazo para obtenção de medicamentos do Programa Farmácia Popular é ampliado

Período agora pode atingir seis meses

Por João Paulo Ferreira | 1 abril, 2020 - 7:55

Diante da recomendação de evitar aglomerações e assim prevenir e mitigar a transmissão do Covid-19, o Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde, ampliou o prazo da validade das prescrições de medicamentos do Programa Farmácia Popular, por um período que pode atingir seis meses.

A resolução, de número 16, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última terça-feira (31) prevê a autorização da venda e dispensa de remédios sujeitos à prescrição médica ou odontológica mediante apresentação de receita gerada ou enviada por meio eletrônico, considerando atendimento por telemedicina, adotado também no intuito de manter o isolamento social.

As regras e tipos de remédio que se enquadram nos prazos estão especificados no DOE de hoje.

Casa da Saúde

Na semana passada, também foi autorizada na Casa da Saúde, de forma automática, e por três meses consecutivos a renovação dos laudos de medicamentos não controlados do componente especializado. Os medicamentos podem, inclusive, ser dispensados para pessoas autorizadas, mediante apresentação da cópia do documento pessoal com foto e de declaração assinada pelo paciente ou responsável legal.

Os medicamentos não controlados poderão ser dispensados para tempo maior que 30 dias dependendo da vigência do laudo e do estoque disponível.

Na avaliação da coordenadora geral de Assistência Farmacêutica do Estado, Josy Mariane Thaler Martini Rocha, as medidas são necessárias diante do atual cenário: “Com a resolução, o paciente mantém o recebimento dos medicamentos, sem ter que necessariamente passar pelo médico para renovação do laudo por mais 3 meses. Isso vai otimizar os atendimentos realizados, evitando filas e diminuindo fluxo a aglomeração de pessoas na área interna da Casa da Saúde”.

Mais Notícias
Justiça

“Babaca” e “Cachaceiro”: Discussão de coronéis em grupo de WhatsApp se transforma em queixa-crime

25 abril, 2024

Saúde

Mato Grosso do Sul registra 6,5 mil casos confirmados de dengue e 15 mortes em 2024

25 abril, 2024

Educação

UFMS aponta indicativo de greve após 9 anos

25 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções