Por Viviane Freitas | 10 maio, 2024 - 9:28
O Bioparque Pantanal, famoso por sua rica biodiversidade pantaneira, continua encantando os visitantes com suas novidades. Recentemente, recebeu uma doação de peixes do Aquário de Bonito, após o fechamento deste último. Após um período de quarentena para garantir sua saúde e bem-estar, parte desses peixes foi transferida para os tanques de exposição esta semana.
Entre as 50 espécies doadas, destacam-se o tambaqui “gigante”, carinhosamente chamado de Thiago em homenagem ao antigo dono do Aquário de Bonito, e a pacu albina, nomeada Cris, esposa de Thiago. Ambos impressionam pela sua imponência e beleza.
O transporte dos peixes até o Bioparque Pantanal, em Campo Grande, exigiu rigorosos protocolos e uma grande operação por parte da equipe do parque. Biólogos, zootecnistas e veterinários acompanharam de perto cada etapa, garantindo a segurança e o bem-estar dos animais durante as quatro viagens de 200 quilômetros cada.
Foram cinco dias de trabalho árduo, com a utilização de caixas especiais com oxigênio para o transporte dos peixes vivos a longas distâncias. A retirada dos animais do antigo aquário foi realizada durante a noite, para evitar o calor excessivo.
Ao chegar no Bioparque, os peixes foram recebidos pela equipe e levados para uma quarentena monitorada 24 horas por dia. Durante esse período, foram aplicados protocolos veterinários, nutricionais e de bem-estar animal para garantir sua adaptação e qualidade de vida, conforme explicou a diretora do complexo, Maria Fernanda Balestieri.
Para Thiago Perez, dono do Aquário de Bonito, mesmo com a tristeza pela despedida dos animais, é reconfortante saber que eles estarão bem cuidados em seu novo lar. “É importante para mim saber que eles continuarão a receber os cuidados necessários e a servir como ferramenta de educação ambiental para milhares de pessoas no Bioparque”, comentou.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções